CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 28 de julho de 2015

Mais advogados ameaçados no Pará, denuncia OAB

OAB denuncia ameaça de morte contra advogados do Pará

Advogados e autoridades públicas de Bragança foram vítimas de ameaça. 

10 advogados já foram assassinados em todo o estado desde 2011.

Dois advogados denunciaram nesta segunda-feira (27) à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), no Pará, que estão sofrendo ameaças de morte. Os profissionais atuam em Bragança, no nordeste do estado, e estariam sendo vítimas de ameças juntamente com autoridades públicas do município. A OAB/PA garantiu que o caso será acompanhado pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão a Crimes de Representatividade (GAER).

Jakson Souza e Silva era presidente da Subseção da OAB em Parauapebas, município do Pará (Foto: Divulgação/ OAB-PA)
Jakson Souza e Silva está entre os advogados
mortos no exercício da função. Ele era presidente
da Subseção da OAB em Parauapebas.
(Foto: Divulgação/ OAB-PA)
“Nossa gestão jamais irá tolerar qualquer tipo de cerceamento à atividade profissional de um colega, muito menos atitudes que atentam contra a principal prerrogativa do advogado, que é a vida”, comentou o presidente da OAB/PA, Alberto Campos, ao sair da reunião.

De acordo com a OAB, de 2011 até este ano, 10 advogados foram assassinados e nove foram vítimas de ameaças ou atentados no Pará. A última execução ocorreu no dia 24 de janeiro, quando o advogado Jackson Souza e Silva, 45, presidente da subseção da OAB em Parauapebas, foi morto em Manaus por dois homens em uma motocicleta.

Ações

Grupo de Atuação Especial de Repressão a Crimes de Representatividade foi instalado no último dia 6 de janeiro, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará, em Belém. No ato de instalação, as autoridades presentes definiram que o grupo realizaria reuniões mensais, não descartando a possibilidade de promoção de reuniões extraordinárias.

Ao todo, quatro investigadores, dois escrivães e um delegado, que já integram diversas unidades especializadas da Polícia Civil do Pará, compõem a equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário