CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 22 de julho de 2015

ASSISTÊNCIA SOCIAL PEDE SOCORRO EM PARAUAPEBAS


A administração Valmir Mariano ultrapassou todos os limites da irresponsabilidade. Há muito o governo vem atacando os programas sociais do município que já são deficitários. A SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) vem sendo usada acintosamente como objeto de barganha política e só não faliu completamente devido ao empenho dos servidores comprometidos com as causas sociais que vem segurando a peteca.

No início dessa semana tomamos conhecimento da carta de exoneração do secretário Judson. Ele assumia aquela pasta sob as bênçãos do Odilon, mas com a sua prisão, ficou enfraquecido e sua saída já era esperada . O negócio anda tão confuso que até agora o prefeito não indicou outro titular, e como a secretária interina (filha do vereador Odilon) já tinha pulado fora, a SEMAS ficou à deriva, sem nenhum comando.

Com todas as dificuldades, a secretaria vinha mantendo alguns programas de inclusão social em alguns bairros e atendia um considerável número de jovens em situação de vulnerabilidade. Como destaque citamos o Programa de Inclusão Digital do Bairro da Paz que estava funcionando na rua Afonso Arinos, 64-A e o Inclusão Digital do Bairro Altamira, rua Bartolomeu, 455. Ambos foram criados na gestão do Darci Lermen e só em 2014 atenderam mais de 630 jovens com cursos de Informática Básica e Avançada. No primeiro semestre desse ano os programas já atingiram 542 pessoas e para agosto já tem 380 jovens inscritos.

Exatamente esses dois programas estão correndo risco de serem extintos. Com a saída do Judson, chegou a ordem a todos os coordenadores de desocuparem os dois prédios (que são alugados) imediatamente, com a alegação de falta de dinheiro para continuar pagando o aluguel. A orientação é que peguem todo o material e levem para uma sala do Centro de Inclusão Produtiva localizado na rua 4, número 106 no Bairro Primavera. O detalhe é que esse centro foi inaugurado em maio de 2014 e uma das três salas de aula está interditada devido infiltrações e goteiras. É exatamente nessa sala onde os computadores e demais equipamentos serão amontoados. Além dos dois Programas de Inclusão Digital que estão sendo desativados, o Centro de Inclusão Produtiva está comprometido pois será transformado em depósito.

No dia 03 de agosto os alunos matriculados nos cursos ofertados pelos programas darão com as caras nas portas e ficarão desamparados. Isso é muita maldade, muita irresponsabilidade com essas famílias que já enfrentam tantos problemas.

E o mais grave é que a ordem de desocupação foi dada de maneira informal. Como a secretaria está sem comando, nenhum memorando foi expedido e os funcionários contratados estão recebendo ordens de terceiros e sendo pressionados a cumprirem imediatamente. Esses funcionários poderão ser acusados de infração administrativa grave por mudar de lugar material patrimoniado sem uma ordem por escrito e sem a devida documentação legal. Ou seja, os chefes estão fazendo um ato ilegal e usando funcionários contratados para assumirem a culpa.

A desativação dos dois espaços está prevista para acontecer hoje e amanhã (22 e 23). Os servidores pedem socorro para não deixar que mais esse absurdo aconteça. Alô Ministério Público! Dê mais uma ajudinha aí para essas comunidades carentes que ficarão sem esses serviços importantíssimo para evitar que os jovens caiam na marginalidade.

6 comentários:

  1. Com tudo issoo MP ainda não pediu a prisão desses irresponsáveis. Tanto dinheiro veio pro PEBA e esses ladrões estão soltos rindo da nossa cara. Esse prefeito já devia estar fora há muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o caro Anônimo, pois na assistência social nada pode ser feito pq todo dinheiro foi bloqueado e ainda com demissão em massa. E o número de concursados mínimo q não vai suprir a demanda. Dívidas e mais dívidas q chegam todos os dias. #olhem pra semas. MP ta ciente de todas dificuldades de forma transparente.

    ResponderExcluir
  3. Esse foi o pior ano da Assistência Social em Parauapebas. Nem parecia o mesmo Secretário Judson de gestões anteriores. Parece que ele escolheu a dedo a pior equipe de Gestão que a SEMAS já teve em toda a sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk. Pipocando de sorrir... Essa secretaria de assistências só tem bebê chorão. Ninguém é eterno e o Brasil todo vem passando por dificuldades. Crise econômica não é culpa dele e nem dos profissionais de Parauapebas.
      Queria te ver no lugar do secretário agora nesse momento, E com toda certeza vc ia ficar pirado.
      Tudo bloqueado. Tem uma alternativa vc tirar do seus investimentos e pagar todos aluguéis q estão vencendo e NAO está sendo liberado pela administração.
      Colega sem grana ninguém fax nada. Agora criticar e muita fácil.
      A prestação de contas da gestão passada que vc tanto elogia não vai ser aprovada. Será por qual motivo????
      Tem muito queijo rolando e ai quero ver.
      Vai fundo Ministério Público e mostra pra sociedade a transferência do recurso público.

      Excluir
  4. Quem trabalha na SEMAS sabe que quem mandava mesmo nem era o Secretário. Era a equipe de Gestão dele. Ele pediu exoneração mas o povo dele está todinho lá, pintando e bordando, mandando e desmandando, tomando decisões como essa do Inclusão Digital. Esse povo não tinha que pedir exoneração também? Quem sabe assim a SEMAS voltava a funcionar e trabalhar para o usuário como antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou chegando agora é já percebo uma guerra de crianças. Muito engraçado pq a sua grande maioria são profissionais de nível superior. Infantilidade total. Vcs precisam conhecer a guerra q vem acontecendo pra ver quem manda mais. Kkkkk... Triste essa realidade.

      Excluir