CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Ministério Público atuando em Marabá, já em Parauapebas não há notícias...

Salame culpa dívidas herdadas do governo anterior,
de Maurino Magalhães, por falta de remédios e médicos

MARABÁ: Ministério Público discute medidas emergenciais para a saúde no município

A 6ª promotora de Justiça titular de Marabá Mayanna Silva de Souza Queiroz reuniu na última sexta-feira (24) com o prefeito do município João Salame Neto, o secretário municipal de saúde Nagib Mutran Neto e diretores da secretaria municipal de Saúde para tratar sobre a situação dos postos de saúde de Marabá, leste do Pará.

Com a realização de vistorias nas unidades de saúde do município pela 6ª Promotoria, foram encontrados problemas a exemplo da falta de médicos e de medicamentos para a população.

Um dos motivos para haver essa falta, na palavra do prefeito João Neto, está em função das melhorias nos departamentos, uma vez que os gastos aumentaram, a exemplo do Hospital municipal de Marabá (HMM) que recebeu aumento significativo no número de cirurgias mensais. A demora em reformar o Centro de Saúde Carlos Barreto foi um dos motivos apontados de dificuldade pelo prefeito na reunião.


O prefeito informou que também está pagando uma dívida muito alta deixada pelo governo anterior, o que implica em retirar recursos de alguma secretaria se for encaminhar para a saúde, tendo em vista a falta de disponibilidade de valores para a reforma dos postos de saúde.

Deliberações

O técnico da secretaria de obras fará o levantamento de melhorias infraestruturais nos Postos de Saúde e no Centro de Referência Integrada à Saúde da Mulher (Crismu), bem como da verba do Pronto Socorro do Hospital municipal de Marabá (HMM).

O prefeito João Neto vai mobilizar a compra de um veículo, por meio de um processo licitatório, para a instalação do consultório para a implantação do programa “Crack é possível vencer”.

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) será oficiada para que apresente o georeferenciamento das áreas para construção dos postos de saúde dos bairros Araguaia e Da Paz.

Texto: Fernanda Palheta (graduanda do curso de jornalismo)
Revisão: Edson Gillet

2 comentários:

  1. Segundo a Central de Boatos a mão de Jatene fez ir pelo ralo a "Operação Integral" do MPPA, em que iriam ser encarcerados vários figurões da cidade. Se isso for verdade quem perde é a população mais que sofrida do Peba.

    ResponderExcluir
  2. Greve dos servidores que atendem a APAE é serio porque lida com indefesos. Juizes, Promotores vão deixar o Município entrar em falência dos órgãos para tomar um atitude ou eles não poderm ser proativos?

    ResponderExcluir