CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 6 de março de 2015

Prefeito de Parauapebas desrespeita decreto legislativo e impede posse de vice-prefeita

No Blog do PARSIFAL PONTES

Parauapebas, desde terça-feira (03), quando a Câmara Municipal afastou o prefeito Valmir da Integral (PSD), por 180 dias, vive cenas dignas da antológica novela “O Bem-Amado”, escrita por Dias Gomes.

Shot004

A imaginária Sucupira saiu do litoral baiano para o Sul do Pará e o prefeito Valmir da Integral se fez Odorico Paraguaçu: não se rogou ao decreto legislativo e, ao invés de enfrentá-lo na Justiça, como fazem todos os prefeitos “normais” afastados, optou pela autotutela.

Walmir da Integral, não atentando que existe algo no Brasil chamado Poder Judiciário, não se bastou como Odorico Paraguaçu e também resolveu ser, da mesma novela, o pitoresco José Tranquilino, vulgo Zeca Diabo: transformou-se em comandante em chefe da Polícia Militar e mandou sitiar o paço legislativo do município para que os vereadores não dessem posse à vice-prefeita e, por descargo de segurança, a briosa também cercou a sede da prefeitura, para que a vice-prefeita lá não entrasse.

O cerco policial teve direito inclusive a sobrevoo de helicóptero, o que, por instantes, fez de Sucupira algo assim como um filme de Hollywood.

Reclamam os vereadores que votaram o afastamento (a votação não foi unânime), que na noite de terça para quarta-feira a Câmara Municipal foi devassada e subtraídos especificamente os documentos que embasaram as acusações contra o prefeito, inclusive a própria peça da denúncia.

Independentemente das acusações contra o prefeito procederem ou não, houve um decreto de afastamento aprovado pelo Poder Legislativo, ao qual o chefe do Poder Executivo está obrigado a se submeter até que lhe cessem os efeitos.

Se providências não forem tomadas contra o prefeito, doravante, todo prefeito afastado pela Câmara Municipal sentir-se-á no direito de agir dessa bizarra forma e aí o Pará terá ido à lona.

Precisamos aprender a fazer a coisa certa. Apelar para atalhos subvertendo a lei e a ordem, principalmente aqueles que da obediência delas devem dar exemplo, é um anacronismo repugnante.

Nenhum prefeito aceita ser afastado do cargo para o qual foi eleito, venha a ordem do Poder Legislativo ou do Judiciário, mas a sua irresignação e a tem que ser manifestada a quem de direito: se foi o Poder Judiciário que o afastou, que cumpra a decisão e recorra à instância superior; se foi o Poder Legislativo, que cumpra o decreto e bata à porta do Fórum local, para buscar de volta o que é seu.

Se o irresignado resolve bancar o cancão de fogo, a lei e a ordem lhe devem, imediatamente, mostrar quem manda, apagando-lhe o facho.

Abaixo uma reportagem local sobre o imbróglio, no qual o prefeito afirma que tudo é intriga da oposição:

9 comentários:

  1. Quero aproveitar a audiência desse blog, para chamar à atenção de um dos edis, que no uso de seu discurso em uma determinada seção, questionou sobre seu próprio partido SDD como maior bancada da casa, em que apenas dois eram oposição segundo suas palavras " será que dos sete vereadores os cinco estão errados e apenas os dois estão certos" cabe agora o vereador demonstrar inteligência, e perceber que agora a maioria do seu partido está na oposição, se vc considera que a maioria está sempre certa, significa que vossa excelência está do lado errado já que ficou com a minoria, deixe seu lado orgulhoso, e, seja sensato e coerente com seu discurso e se volte para o lado do povo, afinal ainda há tempo de corrigir as c.... que o senhor fez durante sua vida pública, sempre defendendo o governo ao invés de defender o povo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o SDD já manifestou ser oposição do governo e ordenou que todos seus filiados o fizesse pq então ainda tem vereadores do SDD apoiando o Valmir, qual punição que o partido dará a esses desobedientes.

      Excluir
  2. Afinal são 2/3 para que seja considerado legal? Se for 8 vereadores não são 2/3, aí está um dos pontos de toda essa briga

    ResponderExcluir
  3. Para afastamento basta maioria simples (8 vereadores)...agora, para cassação teria que ser 2/3. Égua este povo de Parauapebas não estuda?? Afastamento não é perda de mandato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns gênios super inteligentes que não sabem ler e nem interpretar o texto lido, seu caso por exemplo.

      Excluir
    2. Então tá..e famigerado que comenta bobagem como você..já se olhou no espelho?

      Excluir
    3. O povo de Parauapebas merece este comentários por dar audiência a este povo preconceituoso?! já o Sr. Anônimo, poderia deixar de ser ignorante e repassar a informação de acordo com a lei. Não querer se engrandecer pela falta de conhecimento dos demais. a não se que também não saiba, e nem busque saber só vai repetindo o que escuta e isto eu chamo de burrice funcional.

      Excluir
  4. Podem ter vendido a RBA, mas se for venda A prazo não irão receber!! pois, como toda cidade sabe o velhote é o Rei do Calote. Vejam que até rimou; Calote com Velhote!

    ResponderExcluir