CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MIQUINHA DENUNCIA SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE

Por Luiz Veira 

Ontem, 12 de novembro, o Vereador Miquinha concedeu uma longa entrevista à Rádio Arara Azul e mandou chumbo grosso no secretário de Meio ambiente André Rosa. As denúncias são graves e derrubariam um prefeito em qualquer cidade do Brasil. Aqui em Parauapebas causará apenas uma pequena azia ao secretário.

Miquinha denunciou que há um esquema criminoso naquela secretaria e disse que vai descobrir quem está por trás desse esquema. "Estão aterrando nossos rios, derrubando nossos morros, destruindo todo nosso sistema, Já desviaram até o Rio Parauapebas para tirar ouro e ninguém faz nada", indignou o vereador. Denunciou também um cidadão que anda com uma Amarok locada pela SEMMA (Secretaria de Meio Ambiente). Segundo a denúncia, esse cidadão não é servidor da prefeitura e nem tem qualquer vínculo com o município.

Falou também de perseguição política, abuso de poder, intimidação e falta de responsabilidade para com o município. Pelo jeito o secretário realmente não está agindo sozinho. Deve ter alguém muito poderoso por trás do esquema como ressaltou o vereador. Miquinha falou que vai entregar a denúncia ao Prefeito. Esse é o grande problema. Se o secretário está cometendo todos esses abusos e desmandos sem o conhecimento do Prefeito, alguma coisa está errada. Ou o Prefeito está senil ou é o próprio responsável por essas barbáries.


O fato é que a prefeitura está agindo de forma criminosa contra Parauapebas. O esquema que o vereador Miquinha denunciou é mais grave do que se pensa. Toda a população está sendo condenada a viver numa cidade com grandes tragédias naturais devido a alteração do desenho geográfico natural. Se estão detonando com os morros, é claro que mais cedo do que se pensa vai haver catástrofe; se estão aterrando os brejos, se estão acabando com os mananciais, se estão destruindo a mata ciliar dos rios e igarapés, é claro que vai faltar água. A população já está sentindo os efeitos desse crime. Nos bairros onde não tem água encanada como Caetanópolis e Bela Vista, os poços estão quase todos secos devido ao rebaixamento do lençol freático. Cada dia chove menos em Parauapebas e a temperatura está subindo assustadoramente. Ontem, (12) o termômetro chegou a marcar 38 graus.

De quem é a culpa?

A coisa é tão séria e escandalosa que outro dia até o vereador Odilom que é líder do governo denunciou na Câmara essa irresponsabilidade que estão praticando contra o meio ambiente. Falou que os empresários gananciosos do setor imobiliário estão destruindo os morros por ganância. Mas faço uma observação: quem são esses empresários gananciosos? Eles não precisariam de licença da prefeitura para desenvolver suas atividades? Eles não teriam que ter licença ambiental? Por isso que eu digo que é ingenuidade ficar denunciando empresário ou secretário. Secretário é peão, é mandado pelo seu chefe. Empresário tem que obedecer a lei e se não obedece e nada acontece é porque tem a cumplicidade do prefeito.

A quem recorrer?

A impressão que temos é que não temos a quem recorrer. Não existe um Promotor em Parauapebas que tenha coragem de apresentar essa denúncia. O Conselho Municipal de Meio Ambiente que outrora já foi atuante agora anda de olhos fechados. Os vereadores por enquanto estão se limitando nas reclamações na tribuna da Câmara mas nenhum tomou a iniciativa de liderar uma Ação Popular contra a Secretaria de Meio Ambiente e contra a Prefeitura.

É nesse Titanic que os vereadores petistas estão querendo embarcar?

Incrível como a situação é tão clara e ainda tem vereador que não tem a capacidade de enxergar. Na entrevista do Miquinha, percebi no tom de sua voz uma certa angústia. Ele fez uma denúncia grave mas disse que iria levar ao conhecimento do prefeito. Faça-me o favor! O prefeito não só sabe como comanda esse esquema e todo mundo sabe disso. É claro que um prefeito não é obrigado a saber de tudo, mas até as crianças sabem que estão acabando de forma criminosa com o nosso meio ambiente. Entendo que seria muito mais eficiente promover uma ação popular contra esse absurdo e levar a denúncia à instâncias superiores, já que nossas autoridades estão surdas, cegas e mudas.

Depois da entrevista do Miquinha fiquei pensando: será que um vereador experiente como ele terá a coragem de se juntar à esse mar de fezes? Francamente não acredito. Não acredito que um vereador do quilate do Israel Barros (Miquinha) teria coragem de manchar sua história, de sepultar seu brilhante futuro político se juntando com essa turma à revelia da militância do seu partido. É aguardar para ver. 

Por hora, parabéns Miquinha pela coragem e pela veemência em denunciar esse crime fora do aquário da tribuna da Câmara.

11 comentários:

  1. Blogueiro! Vc sabia que esse secretário já foi secretário de comércio e indústria no Tocatins? E que o Tribunal de Contas do estado junto com MPE/TO entraram com Ação de Improbidade Administrativa contra ele, o antigo prefeito e o irmão dele? Licitações fraudulentas nos anos de 2005, 2006, 2007... ei prefeito o senhor já gosta do povo do Tocatins e Goiás hein?

    ResponderExcluir
  2. Art. 137. É vedada a contratação e ou nomeação de cônjuges, companheiros e
    companheiras e parentes, colateral ou por afinidade, até o 3º grau, assim definidos pela Lei
    Civil, de detentores de cargos eletivos, Presidentes de Fundações, Diretores de Autarquias
    ou de Empresas Públicas, ou ainda de dirigentes de empresas de concessionárias do
    serviço público, em cargos de confiança previstos no âmbito da administração indireta e a
    dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal.
    Uma perguntinha Básica, para que serve mesmo esse artigo da Lei Orgânica do Pebinha?

    ResponderExcluir
  3. Alameda Rio Negro, 161 CJ.401 CEP: 06454-000, Barueri / SP
    Telefone: (11) 2078 9191 / Fax: (11) 2078 9199
    E-mail: sanepav@sanepav.com.br site: www.sanepav.com.br A quem interessar possa! Chequem com as placas dos caminhões que recolhem os resíduos da cidade. Obs; Está empresa detém este contrato milionário de recolhimento de resíduos obs: Não houve licitação para prestação deste serviço. Outra coisa a nora do prefeito Srª Barbara é sócia desta empresa SANEPAV e este Séc. André Rosa é indicado dela e gerencia este contrato. Como o ministério público local e os vereadores não abrem a CPI do lixo e fingem que não vê! Vamos ver a PF e o CNMP em brasília.

    ResponderExcluir
  4. Ali a propina rola solta! Tem diretor que possui empresa que presta consultoria de licenciamento ambiental para outras empresas, e o mesmo é quem libera tais processos. Só em Parauapebas! Fica de olho Prefeito!

    ResponderExcluir
  5. todo mundo sabe quem são esses loteadores a pergunta é quem vai enfrentá-los? Tem um q manda fazer e acontecer na base da bala e agora José?

    ResponderExcluir
  6. Só agora ele veio saber disso? Sai pra lá, o cara está a 08 anos na casa e só agora vem denunciar um secretario, esses loteamentos estão a anos matando os rios e derrubando tudo o que tem pela frente.

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo leitor de cima. A máfia começa no protocolo, um consultor amigo protocola a um servidor, que manda pro atual coordenador de Monitoramento, ai é so alegria. Tudo no esquema. e agora o atual diretor está num verdadeiro banquete ou seja é consultor e ele mesmo libera as licenças. essa é gestão do André Rosa parabéns a semms

    ResponderExcluir
  8. Meu deus, quantos escândalos! Esse prefeito só coloca bandidos em sua gestão, esse André Rosa só tem a cara de santo, mais liso que Tdo. Além do contrato do aterro sanitário que é dela e da bárbara, ele Tbm tem contratos na Saaep. Menino malino. Estão a todo vapor derrubando os morros, e pior no meio da cidade, existem ongs ambientalistas que tem visto Tdo e nada diz, será uma boa amizade com os grupos de loteadores, k dê o ICMBIO, SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE. ? NÓS AJUDE LINDOLFO.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, todos muito bem informados, na verdades a questão dos morros e assoreamento dos igarapé acontece a anos , somente agora vieram se dar conta que existe grandes fraudes, o será que não molharam a mão deles , o motivo das denúncias.O vereador Miquinha , não tem tanta experiência assim não , pois era sem terra. Será que tens o ensino Médio completo.....a grande realidade se ele estivesse ganhando uma pontinha na Semma , de forma nenhuma havia denunciado, ou será que ele quer chamar atenção....rsrssrsr vai entender todos são suspeita ......

    ResponderExcluir
  10. Ísso está uma comédia, duvido se vcs que estão denunciando estivesse comendo nas berradinhas se iria está denunciando srsrsrssr....

    ResponderExcluir
  11. Poderia trocar o nome da secretaria, para casa da propina ou casa da moeda! Ali tem alguns meninos malinos! Abri o olho seu Prefeito!

    ResponderExcluir