CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DNPM: Parauapebas pode ter propina para licença de "areeiros"

A “farra da propina” na SEMMA pode atingir mais um "aliado amigo" do prefeito VALMIR DA INTEGRAL 

VALMIR DA INTEGRAL tem mais um caso de
PROPINA para explicar no seu governo

Não é de hoje, servidores públicos concursados reclamam do autoritarismo e falta de ética dos comissionados do governo VALMIR DA INTEGRAL, agora, as denúncias envolvem a secretaria de meio ambiente, onde estaria sendo cobrado PROPINA para a liberação junto ao DNPM do direito de lavra para extração de areia no município. 



Como funciona o esquema

Ao saberem que uma empresa estava funcionando com alguma irregularidade, uma autoridade nomeada pelo prefeito VALMIR DA INTEGRAL, de inteira confiança do prefeito, encaminhava "dois representantes", como se fossem fiscais da secretaria de meio ambiente para as empresas de extração de areia.

Ao abordar o responsável pela empresa se apresentavam como fiscais e dava duas alternativas, que o empreendedor fizesse as devidas adequações para continuar funcionando de imediato ou por “um caminho mais fácil, que era procurar o então secretário na secretaria”.

Como eles se apresentavam como fiscais, nem todas as empresas procuraram de imediato a "autoridade", iam direto aos "dois fiscais", como os rapazes não eram servidores muito menos fiscais, os empresários começaram a desconfiar que estavam diante de um esquema para cobrar PROPINA.

Secretário vendia licenças de "areal"

As coisas foram andando e durante a gestão do amigo do prefeito, que também era secretário, a propina correu solto, as licenças foram emitidas pelo DNPM, a quais deveriam ter sido entregues aos areeiros que a requereram, mas não foi isso que ocorreu, com a participação até de advogados, o então secretário vendeu as licenças para outras pessoas.

Os "fiscais" da PROPINA

A PROPINA envolvia era de R$ 25.000,00 (Vinte e cinco mil reais), para uma autoridade maior, chegou a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

DNPM e VALE

Como de conhecimento de todos, a Vale é detentora da extração mineral da região Carajás, mas a mesma não extrai areia e que esta atividade estava sendo exercida por diversos areeiros ilegalmente.

Alguns areeiros se organizaram no último ano de gestão do PT e procuraram a SEMMA para adquirir a licença ambiental para fazerem a lavra de areia de forma legal. A SEMMA com interesse de regularizar essa situação reuniu diversas vezes com o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM e com a Vale para que a mineradora pudesse fazer uma sessão de lavra para a extração da areia.
________________________________
Nota: O Sol do Carajás preservou os nomes, mas a denúncia foi encaminhada na íntegra para os órgãos competentes, "tim tim por tim tim".

11 comentários:

  1. o nome do então secretário (interino por sinal) começa com Z??

    ResponderExcluir
  2. Tinham que ver é o tamanho da propina que os donos desses loteamentos pagam pra poder destruir tudo por onde passam e a prefeitura com suas "n" secretarias ficam apenas olhando.

    ResponderExcluir
  3. Leitores,

    Não vou publicar comentários com os nomes.

    Mas o DNPM confirmou o recebimento, esperamos que todas as licenças em Parauapebas sejam revistas.

    ResponderExcluir
  4. Hj foi o dia de correria na SEMMA, fofoca dos corredores, dizem que tem advogados da secretaria envolvidos, presidente de partido, esposo de secretaria em fim, o bico vai pegar, a procuradoria chamou os envolvidos pá uma reunião hj a tarde, pedindo explicações.

    ResponderExcluir
  5. Quando a PF voltar vai ter de trazer muitas viaturas. Não esquecendo do atual séc. que veio da SEMURB e foi o altor do contrato milionário do recolhimento do lixo ou seja o cara é bom de "gestão" ou acordos obscuros.

    ResponderExcluir
  6. Esse esquema que rola na Semma não é de hoje, provavelmente quase todos os funcionários devem receber propina sim, visto que os crimes ambientais ocorrem em plena luz do dia e ninguém faz absolutamente nada, principalmente estes loteamentos que cortam e destroçam tudo. Tem até funcionário que não pode licenciar no município e bota o amiguinho laranja pra assinar e o outro coleguinha de departamento pra liberar as licenças, demonstrando a falta de respeito com Parauapebas, além disso esse secretario parece que ta meio enrolado com a coleta do lixo, parece que além da cpi da areia vai rolar a cpi do lixo. E assim caminha o governo do Vamir....

    ResponderExcluir
  7. OS GIGOLÔS DA SEMMA:

    Parauapebas assiste,estarrecida, toda sorte de descalabros.Escândalos diários pipocam no Palácio dos Ventos, sob o olhar incrédulo de uma população anestesiada,descrente de qulquer providência saneadora por parte dos poderes judiciário e legislativo, ambos absolutamente coniventes.
    A SEMMA, pequenina no orçamento, mas gigantesca na responsabilidade de promover as politicas públicas na área mais vital para o futuro de parauapebas,o meio-ambiente, se vê,para horror de seus servidores de carreira, tomada de assalto por uma verdadeira quadrilha, capitaneada por um partido político, uma parlamentar e um representante da quadrilha do Tocantins, conhecida como LUPA.
    Essa historinha da LUPA e seu contrato de gaveta de 7 milhões com o então candidato VALMIR,agora mostra sua face mais perversa.
    O negócio se consolidou em meio a numerosas festas particulares em mansão situada próximo ao shopping, conhecida como "casa verde", que hoje seria de propriedade de impugnado candidato a deputado estadual, como um "muito obrigado" por sua colaboraçào no tempo em que dava as cartas na SEMURB.
    Cobrado a honrar os termos do contrato,primeiro o já prefeito nomeou o operador do esquema LUPA, sr. André,para secretário-adjunto da SEMURB, com o intuito de se apoderar do contrato de lixo, na expectativa de tirar dalí o valor para quitação do tal contrato.
    Após voltas e reviravoltas,o nomeou secretario de meio-ambiente,visto que o contrato de lixo estaria sob investigação e já teria novo dono(aliás dona..),a paulista BARBARA, atual namorada de seu filho ALESSANDRO, coincidentemente, a nomeada para implantar o aterro sanitário.
    Na SEMMA, até as xicaras de cafezinho sabem do esquema de propina criado pela parlamentar, operacionalizado por dois inseparáveis dirigentes partidários, conhecidos pela graciosa alcunha de " tico e teco".
    Influente empreiteiro local completa o time de saqueadores dos cofres públicos.
    Enquanto isso, os servidores concursados da SEMMA passam por toda a ordem de humilhações.
    A SEMMA foi destruída, saqueada e o municpio haverá de pagar caro preço por isso.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vc esqueceu de citar que toda a tramoia para retirar a CLEAN da gestão do lixo e limpeza pública na cidade foi arquitetada dentro da SEMMA pelo séc. Adj e o atual séc André Rosa, porém deu errado pois a SEMURB foi mais dorte politicamente falando e mantece a gestão, feito isto, os dois montaram um "balcão de negócios" de licenças quem da mais fica livre para fazer o q quiser do nosso meio ambiente e destruir morros, rios e lagos.

      Excluir
  8. Hoje 17/10/2014 o secretário da SEMA deu uma de bom moço, desentendido ou João Sem Braço, culpando os servidores da secretaria pelo esquema de propina. Tendo os servidores apenas o direito de ouvir calados o esporro do bom sujeito.
    Ao final da velha CR, todos os servidores foram contemplados com uma oração feita pelos nomeados pela representante de Deus na terra. Só em Parauapebas mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo andar da carruagem só pedindo a Deus mesmo para mais coisa não ir pro ventilador.

      Excluir
  9. Infelizmente servidores públicos concursados, honestos, acabam ficando com a imagem manchada com essa corja que se instalou na SEMMA. Valmir está seguindo os passos do Darci, o maior ladrão de dinheiro público da história de Parauapebas. Nossa cidade não merecia esse velhaço! Lá drao! Rou ba muuiiiitttttttooooooo

    ResponderExcluir