CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Jatene cobra 25% na conta de luz e governo diz que paraenses "são ladrões energia "

Edmilson revolta-se com a acusação de que paraenses são “ladrões de energia”

Edmilson em reunião com
o diretor da Aneel, Reive Barros

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) fez parte da comissão paraense de lideranças políticas e empresariais que foi a Brasília, nesta quinta-feira, 4, reivindicar a revisão do aumento da tarifa de energia elétrica no estado. O reajuste autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi de 34% para os consumidores residenciais e 36% aos grandes consumidores. Mas a comissão não obteve avanços nas reuniões com a Aneel e o Ministério de Minas e Energia. “Saio daqui com uma frustração. Eles serão os responsáveis pelo aumento dos ‘gatos’ porque o povo não tem condições de pagar”, avaliou Edmilson.

Na primeira reunião, na Aneel, o grupo foi recebido pelo diretor Reive Barros. Ele disse que o aumento se deveu à elevação do custo de energia e confirmou que a concessionária Celpa ficará com apenas 1,6% do reajuste concedido. Reive disse que a agência nada pode fazer para mudar a situação. “Com a privatização da Celpa, a tarifa de energia ficou 400% mais cara, muito acima da inflação acumulada desde 1998, de 180%. Não há justificativa plausível para esse aumento. O Pará é superavitário na produção de energia, consome apenas 2% do que produz. No entanto, paga o kilowatts/hora mais caro do país, de R$ 0,49. O governo federal tinha que apontar uma solução”, criticou Edmilson.


Edmilson em reunião com o secretário
de energia elétrica do Ministério das
 Minas e Energia, Hildon Wilson Grüdtner

O psolista voltou a lembrar que o governo estadual também tem responsabilidade sobre a cara tarifa de energia devido ao Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) de 25% sobre o consumo. Mas o governo tucano vem ignorando a cobrança pública de Edmilson para que abra mão de parte do imposto, aliviando o peso do reajuste no bolso do consumidor.

Foi na reunião com o secretário de energia elétrica do MME, Hildon Wilson Grüdtner, que o clima ficou tenso entre os membros da comissão e o dirigente federal. O secretário justificou o aumento pelo elevado índice de roubo de energia na Amazônia e alegou que o Pará já recebe muitos benefícios em energia elétrica, como o Luz para Todos e a redução da tarifa de 20% concedida no ano passado. “Isso não é verdade. Muitas comunidades ainda vivem no escuro no Pará, inclusive, na própria cidade de Tucuruí, que possui a segunda maior hidrelétrica do Brasil. Sobre a redução de 20%, nos dois anos anteriores, a energia encareceu 11% e 12,7%, portanto, esse benefício sequer cobriu os reajustes anteriores, enquanto outros estados tiveram ganho”, contestou Edmilson.

O deputado do PSOL fez duras críticas à política de construção de hidrelétricas na Amazônia, acusando o governo federal de beneficiar empreiteiras e de permitir a cartelização do mercado. “O MME pagou consultorias que concluíram pela potencialização do sistema de usinas existente para aumentar a eficiência, em vez de construir novas usinas. Eles falam em liberdade de mercado, mas a energia está fora de parâmetro. Pagamos o dobro de energia de algumas concessionárias, como a Eletropaulo, que paga R$ 0,29 o kilowatts/hora”, criticou. Hildon criticou o rigor da legislação para a construção de hidrelétricas, quando o deputado defendeu a mudança da matriz energética, com investimentos em energia fotovoltaica, que é praticada em outros países.

Fotos: Rafael Lavenère


2 comentários:

  1. Mas a privatização da CELPA pelo então governador do PSDB de plantão, foi a "Única solução para melhorar" o desempenho da empresa no Estado. Taí o resiltado!

    ResponderExcluir
  2. Este cidadão Edmilson Rodrigues umas das únicas "resarva moral" deste parazão.

    ResponderExcluir