CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Parauapebas: Blog do Luiz Vieira faz análise para 2014

Análise política das eleições 2014

Como prometi ontem, hoje farei uma pequena análise do cenário político de Parauapebas e de alguns candidatos. Mas antes atenderei ao pedido de um leitor e colocarei os partidos de todos.

Para Deputado Federal:

  • Afonso Vidinha- PRTB
  • Charles Borges- SDD
  • Célia Oliveira- PEN
  • Faisal Salmen - PPS
  • Marcelo Catalão - DEM
  • Milton Zimmer - PT
  • Zé Roberto - PSC
Para Deputado Estadual:

  • Adelson - PSC
  • Ângela - PTB
  • Chico das Cortinas - PHS
  • Coutinho - PMDB
  • Eliene Soares - PT
  • Flávio Veras - PRB
  • Gesmar - PSD
  • Luzinete - PV
  • Zezinho- PSOL
  • Zé Rinaldo - PSDB

Governo Valmir rachado


Desde o início do seu governo o Prefeito Valmir nunca conseguiu unificar a sua base. Essa realidade salta aos olhos de forma escancarada nessas eleições. No início havia uma briga por candidaturas governistas entre Horácio da SEMPROR e Gesmar do SAAEP. Até os 48 minutos do segundo tempo o Valmir apresentava o Horácio como o seu candidato. No apito final anunciou o Gesmar como seu candidato a Deputado Estadual. Isso gerou uma grande insatisfação na base governista que achava o nome do Horácio com mais consistência e mais experiência para o cargo. 

Como se não bastasse essa confusão, a Vereadora Luzinete do PV que mantém como "SUAS" as Secretarias de Meio Ambiente e da Mulher resolveu se lançar candidata. Para completar a família Veras que é "DONA" da Secretaria Municipal de Cultura lançou o Flávio Veras na disputa estadual. Temos ainda o Zé Rinaldo que foi a principal liderança na campanha do Valmir e Secretário de Finanças no começo da gestão. Esse se desentendeu com o prefeito por se sentir fritado e isolado. Como tinha força junto ao Governador Jatene, mesmo deixando a SEFAZ, permaneceu no comando de duas secretarias municipais sob a batuta do seu partido PSDB: SEFAZ E SEMAD. Zé Rinaldo é um forte candidato a Deputado Estadual e deve atrapalhar muito os planos do Prefeito Valmir de eleger seu pupilo Gesmar.

E só para colocar a cereja no bolo dessa confusão em que o prefeito se meteu, a vice-prefeita Ângela do PTB se sentiu traída e abandonada pelo prefeito. Seu marido Massud foi o responsável por bater pesado em seu antigo aliado -Darci- durante a campanha. Por conta disso,  não se reelegeu vereador mas contribuiu muito com a eleição do atual prefeito. Resultado: foi abandonado e agora lançou sua esposa, a vice-prefeita Ângela que vem prometendo vingança.

Em síntese, mesmo derramando muito dinheiro a candidatura oficial do Prefeito Valmir representada por Gesmar pode dar água. Mas, caso dê certo o Prefeito Valmir sairá bem fortalecido, aí eu vou tirar o chapéu para ele.

Estado de Carajás


Outro obstáculo que os candidatos ligados ao Prefeito Valmir terão é o discurso quanto ao Estado de Carajás. O povo dessa região tende a votar em quem se comprometer verdadeiramente com esse projeto. Todos defenderam à época a sua emancipação, porém, hoje estão na coligação do maior carrasco do sonho carajaense que é Simão Jatene. Portanto, mesmo que algum fale que será a favor, não passará de demagogia e discurso vago para enganar trouxa, pois em política o que vale mesmo é a ideia do comando, do grupo majoritário ou do cacique. Isso seria o mesmo que um elemento falar que defende a Reforma Agrária e se candidatar num partido de latifundiários. Portanto, muito cuidado com os discursos.

A grande surpresa dessa eleição

A Vereadora Eliene Soares do PT poderá ser a grande surpresa nesse processo eleitoral. Com a saída do Deputado Estadual Miltom Zimmer para disputar uma vaga de Federal, o PT de Parauapebas ficou com esse vácuo. Entre as várias lideranças do partido a vereadora foi convidada para assumir essa missão. Eliene que nunca pensou nessa possibilidade e priorizou seu mandato popular como vereadora foi apanhada de surpresa juntamente com todo o seu grupo de apoio. Após uma avaliação, após botar na balança os prós e contras aceitou o desafio. Está ciente que uma candidatura a Deputada Estadual não se constrói às vésperas de uma campanha, mas por outro lado o compromisso partidário falou mais alto. Como o eleitorado petista em Parauapebas é muito fiel, como a militância é forte, a Vereadora Eliene poderá ser a grande surpresa nessa eleição. Sem contar que o grupo político do Milton Zimmer apadrinhado pelo Deputado Federal Beto Faro é muito forte e tem votos em todos os municípios do Pará. Assim, Eliene -a exemplo do Milton- poderá ser bem votada em outros municípios.

8 comentários:

  1. Comentário do Vieira,

    Não soube fazer. Deixou nas entrelinhas, e isso o comentarista verdadeiro não pode cometer, a sua inclinação para com a vereadora petista. Parece, não sei, encomenda de assessor mais real do que o rei. Pena, pois ia bem até a edição com foto e tudo. Deu na vista, ficou ruim para quem se candidata a escrever bem. Ou fazer comentários honestos.Não conseguiu. O texto é apologético no pior sentido. Se quiser ser um bom articulista, deve cuidar destes vacilos denunciadores de propósitos inconfessáveis. Sobre Gesmar e Horácio, errou na análise. Horácio não tem voto na cidade. Na zona rural é minado pela ação petista e dos movimentos pró reforma agrária. Seu discurso lá, reduz o trabalhador rural a colonos. Gesmar, ao contrário tem voto na cidade. Queiram ou não, deu início à solução do problema de água no Peba, cujos governos anteriores, como os do PT, não foram resolvidos. Apesar dos recursos e das oportunidades. Descreveu bem os feudos dos vereadores na administração municipal. Isso merece uma crítica mais contundente. Sobre Angela, foi ela quem se afastou do prefeito e não o contrário. O marido recebeu do prefeito todo apoio financeiro e de afeto. Porém, o marido não correspondeu. Foi até ingrato. A respeito da defesa de Carajás, foi deliberadamente tendencioso. Omitiu a grande bandeira petista de ser contra o Carajás. O PT trabalhou aferradamente pelo não. Jatene foi um desastre. Lira Maia terá que se explicar em Santarém. É ficha suja. A familia Barbalho colocou os veículos de comunicação todos para ser contra. Seu pau mandado em Belém, Mauro Bonna trabalhou contra. Devem se explicar, João Salame, Giovani Queiroz, o PT e quejandos. Luiz Vieira deve tomar cuidado, para ser um bom analista, de evitar apologias, puxa-saquismos e raivinhas contra esse ou aquele seu adversário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em parte com a análise do anônimo. Acho que realmente pesei a mão na caneta.

      Excluir
    2. Vieira,

      Diga qual parte. E onde não concordas.

      Excluir
  2. Você sabia Lindolfo que o Valmir nomeou sua própria filha pra assumir a CPL? Pode isso?

    ResponderExcluir
  3. O anonimo das 10:51 pelos comentarios e sombra no ninho valmir, tb errou nos comentarios ao declarar apoio a Gesmar, e diga-se de passagem o homem nao decola.. o que pode ocorrer e o peba nao emplacar nenhum.. vamos ver....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 22:45

      Erraste. Não declaro apoio a Gesmar. Mas o problema da água, foi minimizado no Peba. Voce tem que reconhecer isso. Não faço parte de núcleos políticos neste município. Intuir que estou à sombra de Valmir, é leviandade e falta de argumento.

      Excluir
  4. Muitos entram pra fazer nome, ou até mesmo pra pegar uma graninha, o Gesmar teve o poder nas mãos e ai simplesmente quis virar o homem incomparável, virou borsal, muitos moradores de anos da nossa cidade falam isso dele.. Angela não foi nomeada a sair pela seu esposo, pois foi convidada pela liderança de Belém, Duciomar costa, e então ela aceitou, pois ela ja tem um passe a frente de todos, sempre esteve no meio da população, sempre esteve no meio do povo.. Enquanto ao governo no meio dela e do prefeito, caro amigo vc esta mal informado, o prefeito não deu apoio e ela sempre quis mostrar ao prefeito que ela fazia parte do governo e q era aliada, mas o Senhor Valmir não entende, e deixou traiu massud sim, pois ele com todos os defeitos q tem levou a campanha do velhote nas costa sozinho, e depois o que recebeu foi pé na bunda.. Eu entendo que Angela é angela e Massud é Massud! Ela é diferente dele no entanto que meu caro, imagina vc se Massud fosse o vice?! A angela esta bem falada na nossa cidade, pois conhece a necessidade do povo, eu o conheço desde de quando trabalhava no postinho, a vida do meu filho ela quem salvou. Eu agradeço, e a mulher daqueles anos atras é a mesma de hj.. O povo da periferia que da voto, e lá dentro ela tem todos, pq eu vivo lá.
    Já a Eliene, amigo diga uma coisa que aquela mulher fez pra nossa cidade? Nada né?! Na campanha quebrou o Elvis (Zé do bodi, basta ouvir ele na radio) É mulher de farsa, e mulher do dinheiro, aonde tem grana é a praia dela! Estamos ferrados com esses vereadores, o único que salva é Dr. Charles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem alguém que não pode falar mal da Eliene é o Zé do bode. Ele foi o que mais recebeu ajuda e foi tratado melhor do que uma mãe trata um filho. O problema é que ele esperava que ia ficar rico depois que a vereadora fosse eleita. A ingratidão é a derrota do homem. Cuidado Elves. Você já caiu uma vez e não aprendeu.

      Excluir