CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Síntese: Matas Ciliares em Parauapebas

MATA CILIAR

A destruição das matas ciliares não implicam apenas na preservação dos animais, no meio urbano a saúde humana, principalmente e a sustentabilidade do meio é a principal afetada. Matas Ciliares são florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O novo Código Florestal as denominam de “áreas de preservação permanente – APP”. 

Há dias percebe-se que as riquezas ambientais do município estão indo de água a baixo, principalmente quando se fala de percursos de nascentes e matas ciliares, nossos recursos estão sendo aterrados para fins de novos loteamentos (econômicos) assim pondo fim a vida fluvial e aumentando a insegurança nas margens dos riachos. Nossas pequenas riquezas irão se transformar em lagos pois não terão para onde escoar, secando. Em outro caso aumentam os índice de enchentes, a não preservação dessa coberturas levam ao desequilíbrio ecológico.

As matas ciliares da região estão se acabando, melhor, estão sendo destruídas e a fiscalização ambiental não ver ou não fazem caso por isso. Estamos perdendo nossos rios, córregos e nascentes em nome do desenvolvimento, estão fazendo vista grossa para tais problemas, nossa região é muito rica em relação a isso (ambiente natural) e sempre sofrem sérios problemas por falta de cuidados, como enchentes. O fato que leva a esse acontecimento é a destruição da matas ciliares e falta de preservação das mesmas.

Ao se tratar de enchentes a mata ciliar funciona como uma proteção natural contra o assoreamento (junção de areia trazida pela água da chuva) dos cursos de água do rio. Com o tempo, o fundo dos rios se eleva e a sua capacidade de escoamento fica reduzida. Nas áreas urbanas o assoreamento faz com que, ano após ano, os rios fiquem cada vez mais rasos no período da seca. No período das chuvas, uma intensificação e concentração das mesmas em um curto espaço de tempo provocam transbordamentos, as famosas alagações.

O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos, é um conceito pouco conhecido, é o que parece. É necessário que acordemos a esse fato, pois é visível a perda da riqueza, que felizmente somos bem providos.

Jorge Clésio, Acadêmico de Engenharia de Produção

Fonte: www.pebinhadeacucar.com.br

5 comentários:

  1. Sou grato ao autor do Blog pela reprodução da minha síntese,
    Isso é muito importante para Parauapebas.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. E ai lindolfo nao vai comentar a reportagem do liberal sobre o hospital municipal de Parauapebas?

    ResponderExcluir
  3. Achei salutar a reportagem, principalmente quando a preocupacao quando da destruicao das matas ciliares, mas foi utilizado alguns termos tecnicos da area ambiental que nao condizem com as explicacoes dadas, como no caso de assoreamento, que nao e uma juncao, e sim de uma forma bem simples e o carreamento de materiais para o leito dos corregos, que acabam se depositando nos talvegues, interferindo assim no fluxo e naqualidade da agua....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, que bom que entendeu, limitei as areias mas na verdade são sedimentos, que é uma realidade em Parauapebas.

      Excluir
  4. Tragédia anunciada. Essa é uma consequência inevitável devido a falta de responsabilidade do atual gestor. A secretaria de meio ambiente virou um brinquedinho nas mãos da doidona Irmã Luzinete e do aloprado Joel do PV. Até quando o povo vai ficar assustindo essa esculhambação sem fazer nada?

    ResponderExcluir