CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 1 de abril de 2014

PARAUAPEBAS: SECRETÁRIO IGNORA A PREVENÇÃO E A ATENÇÃO BÁSICA, DIZ CONSELHO DE SAÚDE

Rômulo e Valmir: compras e doenças
ao invés de gestão e prevenção

FALHAS NO ATENDIMENTO

Na reunião do Conselho Municipal de Saúde Pública, realizada no dia 27/03/14, os enfermeiros da Atenção da Básica junto com os conselheiros discutiram as mudanças feitas pelo Secretário Municipal de Saúde, justificando que seria uma resposta em frente aos resultados da “pesquisa” realizada nas Unidades Básicas de Saúde e setores da Atenção Básica.

Pesquisa realizada por profissionais da Secretária Municipal de Saúde, analisada pelos mesmos servidores, constatou o que não era novidade: falhas no atendimento e acolhimento dos usuários do serviço público.

GOVERNO, SEM SABER O QUE FAZER, CULPA O SERVIDOR

O governo VALMIR DA INTEGRAL ao invés de propor melhorias na qualidade do serviço, jogou a responsabilidade para cima dos servidores públicos.

O secretário Rômulo, ordenou o aumento da quantidade de atendimento dos profissionais, sem critério nenhum.

Para os enfermeiros definiu que devem atender 16 pacientes em 4 horas, os médicos a 20 pacientes, também em 4 horas, não sabe o secretário que na Atenção Básica se preconiza é a prevenção da doença e a promoção da saúde de acordo com protocolos e manuais pré determinados pelo Ministério da Saúde.

Uma consulta de pré natal, o atendimento de um paciente com suspeita de hanseníase, para diagnóstico e notificação, leva no mínimo de 20 a 30 minutos, para se chegar a um mínimo de qualidade.

SECRETÁRIO FOCA EM COMPRAS E DOENÇAS, AO INVÉS DE GESTÃO E PREVENÇÃO

O secretário, que adora realizar uma compra milionária, rápida e sem autorização do Conselho Municipal de Saúde, ignora o que é gestão e prevenção, o que é atenção básica.

Agora, o secretário de saúde resolveu obrigar os profissionais a trabalhar na Atenção Básica de forma "hospitalocêntrica", obrigando o Conselho Municipal de Saúde a não se omitir e ignorar esta barbárie. 

VISÃO DISTORCIDA

Impor uma quantidade de atendimento é ter uma visão mercadológica ou eleitoreira da saúde pública , ou ambas, que em qualquer caso, denota o despreparo do secretário de saúde de Parauapebas para o cargo.

Talvez, a secretaria de saúde esteja sendo usada para outros fins, nada republicanos, muito diferente dos princípios que deveriam nortear a atuação de um gestor público de uma área tão vital para a população. 

Mais uma vez, o secretario de saúde pensa que está dirigindo a casa dele e pode fazer o que quer, ignorando as leis e diretrizes do SUS.

4 comentários:

  1. MUITO BOM CONSELHEIROS SEMPRE PREOCUPADOS COM A POPULAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. É visível o quanto esse blog persegue a o secretário de saúde, será que tá combinado com alguém pra assumir algo lá ou estaria querendo se redimir com o Leo que teria emprego garantido.

    ResponderExcluir
  3. O comentario 2 deu show

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que esse blog está certíssimo em apurar e denunciar as berrações que acontecem na secretaria de saúde. É um absurdo o que esse secretario perseguidor faz...onde já se viu demitir funcionários sem qualquer explicação e por um simples capricho não recontrata-lo, porque diz que "quem saiu não volta na gestão dele"....Isso é um absurdo!!!!!!! Sem falar nesse atendimento de 16 paciente por enfermeiro e 20 pra medico, o que ele quer é nao ter fila nas unidades, mas em compensação o atendimento será de péssima qualidade.

    ResponderExcluir