CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 12 de março de 2014

DIÁLOGOS NO PT

Blog do Luiz Vieira


Do Blog do Luiz Vieira

Bancada do PT se racha e sepulta CPI da saúde

Para início de conversa acompanhe esse diálogo entre dois vereadores por telefone e entenda o que está por trás da CPI da saúde.

Euzébio (PT) -E aí meu vereador, beleza?
Vereador X -Beleza meu irmão. O que manda?
E -Vereador, eu gostaria de conversar com você sobre essa história da CPI. 
X -Velho, a gente conversa, mas minha decisão está tomada e não volto atrás.
E - Cara, pensa bem! Você só tem a perder com isso. Você vai ficar isolado do seu partido. Você acha que o PT vai te apoiar? Você está entrando numa barca furada. 
X - Velho, eu te respeito, respeito o meu partido mas não posso trair meus princípios. A saúde está um caos e só uma CPI poderá esclarecer a população o que está acontecendo. Acho que você que é do PT deveria ser o primeiro a apoiar.
E - Pense com calma vereador. Não embarque nas loucuras da Eliene pois você se ferra. Eu conheço a vereadora. Continue na sua base que só temos a ganhar. Vamos conversar. Você vai ver que o melhor a fazer é pular fora dessa barca furada. Já estou articulando com a turma e essa CPI não sai.
(...)

O que você acha disso? Um vereador que se diz  do PT articulando em nome do Valmir para impedir uma CPI que investigaria os escândalos amplamente divulgado pelo Conselho de Saúde? Vergonhoso? No mínimo suspeito.

Qual a decisão do PT diante dessa realidade?


No dia 05 de março, em plena quarta feira de cinzas a executiva do Partido dos Trabalhadores se reuniu na casa do Presidente Tadeu para discutir e deliberar sobre a CPI. Após amplo debate chegaram a conclusão que todos os vereadores do partido teriam que assinar o documento apoiando a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito. Dos 9 membros, apenas 1 votou contra.

No mesmo dia a Vereadora Eliene procurou o Vereador Miquinha para comunicar a decisão e pedir que assinasse o documento. O Miquinha disse que assinaria, mas antes teria que comunicar ao seu grupo. "Amanhã com toda certeza eu assino. Pode passar no meu gabinete as 10 horas, ou mande alguém levar lá que eu assino", garantiu o vereador. Na quinta feira como combinado a Eliene passou em seu gabinete e não encontrou nem notícia do vereador. Telefonou várias vezes e o mesmo não atendeu. Ligou para um assessor e o mesmo disse não saber do paradeiro do seu chefe. No final da tarde o vereador Zé Arenes conseguiu falar com ele por telefone e quando perguntou sobre seu paradeiro ele respondeu que estava na roça e por causa da chuva não pode sair. -Mas companheiro, aí nem rio tem para interditar a estrada! -questionou Arenes. -Não. É, é que pariu uma vaca essa noite e eu tive que cuidar -respondeu Miquinha. -Mas e aí, tu vai assinar a CPI ou não vai? -Pergunta o Arenes. -Há, há, há. Depois eu falo contigo. -Encerra o Miquinha.

Desde o início o Euzébio foi contra a CPI. O Wanterlor lhe deu ordens expressas de articular para derrubar essa iniciativa do vereador Pavão. Seria o teste de fogo para provarem a fidelidade diante do prefeito e aí, quem sabe ser recompensado com uma secretaria. Porém, a bancada contava com o voto do Miquinha. Bastaria o seu voto e a CPI seria instalada. Pelo jeito conseguiram convencer o rapaz que seria muito mais benéfico ficar do lado da corrupção.

Mesmo a executiva municipal do PT tendo deliberado a favor, os dois vereadores desobedecerão e nada acontecerá. O Partido não está em condições para tomar qualquer decisão. Em outros tempos os 2 vereadores desobedientes seriam expulsos e perderiam o mandato. Na atual circunstância isso não acontecerá, e o Euzébio sabe disso. Essa não foi a primeira vez que ele rasgou uma determinação do partido e nada aconteceu.

E o Presidente Estadual Deputado Milton Zimer poderá fazer alguma coisa? Talvez sim, talvez não. Veremos.

O fato é que a CPI foi sepultada e por ironia do destino, faltou apenas um voto do PT. Interesses econômicos, ganância, promessas e sede de poder falaram mais alto do que os interesses do povo. E daí que a população está sofrendo enquanto a verba escorre pelo ralo? Que se dane o povo. O mais importante é pensar na reeleição de vereador. O mais importante é tirar proveito do esquema para não sair pobre.

Parabéns aos vereadores que não se sucumbiram, que não se intimidaram, que fizeram o verdadeiro papel de representantes do povo: Eliene, Arenes, Pavão e Charles. A CPI não sairá por falta de apenas 1 vereador, mas não desistam. Levem essa luta para a sociedade que aí quero ver. Conclamem as massas, os meios de comunicação, as entidades populares, os estudantes, os empresários, os trabalhadores. Usem a tribuna para denunciar o que está por trás dessa falta de apoio a CPI. Se a voz do povo é a voz de Deus, essa casa vai cair. Afinal, o poder baseado na mentira não pode durar para sempre.

2 comentários:

  1. Pouca vergonha, já não se faz mais partido como antigamente, o PT sempre teve um despeito por suas decisões dentro do partido, agora o partido reuniu, decidiu e nada acontece? Francamente kde a executiva estadual e nacional do PT? Vereadores não se calem,pois parauapebas nunca foi tão assaltada igual agora. Contém com o povo, pois esse será o maior apóio, busquem a CGU, pois aí não precisaram da CPI. Pois trata se da saúde, e isso tem recursos federal. Dei a dica.

    ResponderExcluir
  2. Eles estão preocupados com tudo, menos com o povo, que elegeu esse abutres.....

    ResponderExcluir