CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

PARAUAPEBAS: RETROSPECTIVA POLÍTICA 2013 - POR LUIZ VIEIRA

Blog do Luiz Vieira


RETROSPECTIVA POLÍTICA - (PARTE II)

Um Começo Desastroso


O que levaria um prefeito que foi eleito com quase 55% dos votos numa eleição disputadíssima a levar uma sonora e estridente vaia no dia da posse?

A resposta não é tão simples assim. Temos que fazer uma análise cuidadosa voltando ao tempo da campanha. A campanha do Valmir começou mal. Para quem se lembra, até agosto de 2012 quase não se via carro de som ou qualquer instrumento de propaganda da turma do 55 nas ruas. A campanha do candidato governista Coutinho dominava o cenário político. O grande problema é que Valmir não tinha grana e os empresários o viam com desconfiança. Sei de um episódio sobre um empresário de São Paulo que veio a Parauapebas para investir 7 milhões no Valmir em troca da garantia do contrato da coleta de lixo. Um conhecido empresário local que apoiava o Coutinho e depois se tornou o grande financiador da campanha do Valmir convenceu o empresário paulista a desistir da empreitada e voltar para São Paulo. "Isso não tem futuro. O velho não vai ganhar a eleição e além do mais não tem palavra", teria dito o empresário de Parauapebas.

Valmir estava em condições nada favoráveis. Com inúmeros cheques sem fundos na praça e com sua empresa falida, os cobradores o cercavam e os apoiadores fugiam dele. Os candidatos a vereadores o pressionavam e impunham prazo sob ameaça de deixar a campanha. Um importante candidato -vereador Faisal- jogou uma par de terra na campanha do Valmir. Foi para a rádio Arara Azul e anunciou que estaria abandonando sua candidatura. Falou claramente que o Valmir tinha loteado o futuro governo e estava rodeado de gente interesseira, e caso se elegesse o seu governo seria um fracasso. Parece que o experiente Faisal estava profetizando.

A campanha de Valmir foi para as ruas se arrastando somente em setembro. Um grupo de empresários de Parauapebas liderados pelo Zé Rinaldo resolveu por as mãos na massa. O Comitê Eleitoral que era uma bagunça, começou a funcionar em ritmo empresarial. As contas começaram a serem pagas ou negociadas. A agência publicitária que foi contratada ainda não tinha recebido um centavo. Prendia o material publicitário e ameaçava entregar tudo para o Coutinho e ir embora. Com a primeira parcela do acerto resolveu trabalhar mas com uma condição: a garantia de que pegaria o rico contrato de publicidade da prefeitura. E assim aconteceu.

A campanha do Valmir nasceu assim. Em meio a desastre, a chantagens, a promessas e traições. Valmir teve que lotear todo o governo como afirmara Faisal. O problema maior é que ele comprometeu o mesmo espaço com várias pessoas. Um exemplo foi a Secretaria de Educação que ele prometeu para três pessoas. Teve gente que até escolheu sua equipe de diretores e depois ficou a ver navios. Você, caro leitor, acha que isso poderia dar certo? E deu no que deu. O Prefeito se elegeu após uma campanha que não empolgou ninguém. Seus comícios eram vazios e suas passeatas mais pareciam cortejo fúnebre. As carreatas que já se tornaram tradição em Parauapebas ficavam só na promessa: "semana que vem faremos uma para arrebentar", prometiam seus correligionários, e sempre ficava para depois e nada de acontecer. 

Valmir ganhou a eleição fácil. Aí começou seu inferno. Os apoiadores começaram a lhe procurar para cobrar as promessas. Quando ele começou a anunciar seu secretariado descobriram que caíram no maior calote eleitoral da história. Foi a maior fraude eleitoral nunca vista em Parauapebas. Não deu outra. O que era festa e esperança se transformou em ódio e revolta. Isso explica o clima e as vaias que Valmir tomou em plena festa da posse.

Pobre Parauapebas! A mudança prometida e tão alardeada ficou para o futuro.

Leia mais:
http://www.blogdoluizvieira.blogspot.com.br/2013/12/retrospectiva-2013-na-politica-de.html

16 comentários:

  1. Caraca, vocês não tem o que fazer? Vão procurar um tanque de roupa suja pra lavar, uma pia cheia de louças da seia do natal ou um quintal pra capinar. Falar em campanha e posse após um ano de governo. Elogiem a decoração de natal vai! O Valmir vai ser lembrado como o melhor prefeito que Parauapebas já teve. Publica vai, eu duvido.

    ResponderExcluir
  2. Tudo a ver. Nos bastidores da política são construídos castelos e sonhos de todos os atores - raposas, hienas, lobos em pele de carneiro, etc. etc.
    Uma pergunta que não quer calar: por que será que o PT perdeu a mamata ou, desculpe, a eleição?
    Foi por incompetência ou por que não teve a clarividência das vozes que lhe clamavam por "venda/compra de voto"?

    ResponderExcluir
  3. Sua retrospectiva politica nada tem de retrospectiva. Onde você estava todo esse tempo? em um retiro espiritual para se purgar de seus pecados políticos cometidos quando no "poder", infelizmente algumas pessoas ditas politizadas não entendem que o "poder é efêmero " e querem viver eternamente em um reinado. Tenho pena de quem ainda da ouvidos a textos escritos com total direcionamento politico, e ainda com palavras colocadas erradas. Onde você coloca (uma par de terra), esta errado lembre-se que a ferramenta e um pá para carregar terra. verdade cada um tem a sua, mas mentira qualquer um pode inventar, boa noite e vá estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk. Até imagino quem seja esse "intelectual" que se apega a detalhes para disfarçar o recalque. Lembre vc q o poder é efêmero. Vc já passou por ele e ficou doente qdo terminou

      Excluir
    2. O puxa-saco quer dar uma de intelectual e ainda "correge" errado. Um pá de terra é demais. O cigarro está afetando o seu cérebro.

      Excluir
  4. Os cães ladram enquanto a comitiva passa, Parauapebas na mão de PT, retrocesso. Ele vem tampando a boca de muita gente, experiência empresarial, administrou empreendimentos e entre os candidatos não tinha outro melhor. E como um cara com tantas falhas em campanha ganha uma eleição fácil, igual é colocado neste bolg???? Isto está mais para as DORES DE COTOVELOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eta que puxa saco nem consegue disfarçar

      Excluir
    2. Se pensarmos bem...não foi o seu Valmir que ganhou essa eleição, mas o PT do Darcir e sua corja que perderam. Os 8 anos de PT em Parauapebas serão lembrados durante muito tempo, pois foram um verdadeiro desastre. Roubos, maracutaias, obras inacabadas, enriquecimento rápido de membros do governo (secretários e tudo). Deu no que deu! Tivemos que eleger o primeiro da lista que se apresentava contra o PT. O Valmir não ganhou nada, o PT foi que perdeu, pois não foi competente para se manter no poder.

      Excluir
  5. Lindolfo voce falou tanto em fraude no transporte escolar ai do nada o velho compra cento e poucos onibus !!cara to começando a acha que voce ta querendo e dinheiro!!vc so falar besteira e alem disso por que voce nao falar sobre as melhorias que a cidade teve!!vc so falar mau!!isso pra mim nao e mas jornalismo ja parece se coisa pessoal sua com o velho

    ResponderExcluir
  6. Perfeita essa retrospectiva. Eu estive dentro do comando da campanha do velho, vi isso e muito mais acontecer. Acho que o povo não votou pelo Valmir e sim contra o Pt. Isso explica o resultado da eleição. Parabéns Lindolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto Valmir tinha uma escolha para chegar ao governo: juntar-se a cobras, leões, jacarés e toda espécie de peçonhentos e carnívoros; uma vez vitorioso, o velhote tratou de se desfazer dos malfadados aliados, aí parceiro deu nisso... Cada qual explica as consequências a seu modo. Mas que todo mundo estava(á) de olho na verba pública, ah! Isso é certo... Afinal de contas quem passou oito anos de governo sabe disso, ou seja, estão rindo a toa.

      Excluir
  7. Nesse peba tem muito puxa saco, vem um defender, um velhote q nao tem palavra, veja o que ele fez com os aliados, enganou todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver que esse é um daqueles que perdeu e/ou queria continuar na mamata...

      Excluir
  8. Enganou, engana e enganaria se tivesse oportunidade, mas será só esse mandato, pq ele não é politico, é empresario, sabe só mexer com dinheiro, isso sabes muito bem destinar...

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto do Vieira. Ficou devendo uma retrospectiva sobre a Câmara.

    ResponderExcluir