CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

EDUARDO RAMON, MÉDICO CUBANO EM PARAUAPEBAS!

PREFEITO E SECRETÁRIO NÃO QUERIAM INSCREVER PARAUAPEBAS NO PROGRAMA "MAIS MÉDICO", QUE TAMBÉM NÃO BOICOTEM O TRABALHO DO MÉDICO CUBANO, É SÓ O QUE A POPULAÇÃO PEDE!

PARÁ JÁ RECEBEU 266 MÉDICOS, ATÉ O MOMENTO.

Eduardo Ramon, médico cubano em Parauapebas

Agência Pará de Notícias


Chegaram neste sábado (30), à Base Aérea de Belém, mais 64 médicos cubanos do segundo ciclo do programa Mais Médicos, que vão atuar em 82 municípios paraenses e três distritos sanitários especiais indígenas no Estado. Outros profissionais chegam a Belém neste domingo (1º) e segunda-feira (2), do total previsto de 176 médicos estrangeiros só neste fim de semana. Na primeira fase, o Pará foi contemplado com 62 cubanos e um brasileiro formado na Argentina, além de 49 brasileiros, dos quais 25 permaneceram no Estado. Até o momento, o Pará já recebeu 266 médicos cubanos.

Os médicos vêm ao Brasil por meio de um acordo de cooperação entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que integra o programa Mais Médicos. O objetivo é ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, que não despertaram o interesse de profissionais brasileiros. Os profissionais foram recebidos pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, além de representantes do Ministério da Saúde e da Opas.

Para Helio Franco, a iniciativa do Ministério da Saúde possibilita que os profissionais permaneçam nos municípios, o que dará mais subsídios para a melhoria da qualidade do atendimento básico, principalmente nas localidades de difícil acesso. “Além da humanização, o mais importante é que estes mpédicos vão morar nos municípios, principalmente os que se estabelecerem em áreas rurais. Eles criarão vínculo com a população e ainda vivenciarão a realidade dos locais onde estarão fixados”, destacou.

Também recepcionaram os médicos representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), como a cogestora Maridalva Pantoja; a diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Dione Cunha, e a coordenadora da Comissão Estadual Provab e Mais Médicos no Pará, Sônia Bahia. Os cubanos receberão bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagas pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficarão responsáveis por garantir alimentação e moradia aos profissionais.

Maridalva Pantoja informou que em seis meses será possível observar a evolução das áreas a que chegaram os primeiros médicos cubanos. “Esse é o período em que provavelmente teremos o reflexo do trabalho desses médicos dentro da atenção básica. Vamos observar os impactos, por exemplo, no atendimento ao pré-natal, às doenças endêmicas e também o controle e tratamento das doenças crônicas, como diabetes e hipertensão”, explicou.

O médico cubano Eduardo Ramon, 43 anos, disse que o intuito é contribuir com a melhoria do atendimento à saúde na atenção básica. “Viemos para ajudar e colaborar, para prestar atendimento humanizado nesta área tão importante, que é a saúde da família", afirmou.

Da base aérea, os médicos seguiram em ônibus militar para o Gold Mar Hotel, no bairro do telégrafo, onde permanecem até quinta-feira (5), participando de uma programação de acolhimento, que começa terça-feira (3). Será uma série de apresentações para que conheçam a situação epidemiológica do Estado e o funcionamento da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles também vão conhecer a realidade da população indígena no Pará, além de receberem um kit com informações sobre cada município. Os médicos serão transportados até os respectivos municípios com o apoio da Marinha do Brasil.

_____________________
NOTA: NO INÍCIO, O GOVERNO VALMIR DA INTEGRAL NÃO QUERIA SE INSCREVER NO PROGRAMA "MAIS MÉDICO" DO GOVERNO FEDERAL, DEVIDO AS DENÚNCIAS, TERMINOU ACEITANDO PARTICIPAR DO PROGRAMA. LEMBRANDO QUE O SECRETÁRIO DA PASTA É UM EMPRESÁRIO DA SAÚDE, CUJOS INTERESSES CONFLITAM COM O OFERECIMENTO DE UMA BOA SAÚDE PÚBLICA. BOA SORTE AO MÉDICO CUBANO E QUE SEJA BEM VINDO AO NOSSO MUNICÍPIO!

8 comentários:

  1. Se é do bem e para o bem, venha bem

    ResponderExcluir
  2. Eu queria saber onde o sr mora seu lindolfo. Diga aos seus seguidores si o sr precisa do serviço de saude de parauapebas, se sua mulher e filhos vão a que medicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, não concordo com um monte de coisa que o lindolfo escreve em seus blog, mais esse seu comentário é ridículo, não é por que ele não usa que ela não poderá fazer sua criticas, muito pelo contrario, concordo plenamente com a reportagem, a saude deu uma melhorada aqui em Parauapebas porém ainda tem muito que melhorar, pois uma cidade que arrecada mais de 1 bilhão por ano tem a obrigação de ter uma ótima saúde. concordo ainda com o conflito de interesse do atual gestor da saúde e sua própria clinica particular.

      Excluir
  3. Viva Cuba, que pais fantástico produto de exportação médicos, asta la vitoria comandante.

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vindo Dr. Eduardo Ramon, o povo de Parauapebas precisa dos seus serviços, pois os médicos brasileiros não amam o seu povo e os trata como meros objetos para o seu enriquecimento.

    ResponderExcluir
  5. obrigado por te sido o unico a falar sobre o medico cubano, pois mesmo o governo federal manda um medico p municio onde a saude esta deficiente o governo de parauaebas deixa o medico sem alimentacao, depois de cinco dias q foram lembra dele q isso e resonsabilidade do municipio alimentacao,transorte e moradia ond o mesmo esta esquesido em um quarto de hotel o mesmo ocorre com o de curionoolis nordan.

    ResponderExcluir
  6. Gestão de Parauapebas são ingratos, Publica a foto no site porém o principal n faz, primeiro tem q dar assistência q um ser humano precisa q seria o básico: Alimentação, moradia e transporte....

    ResponderExcluir
  7. o problema da cidade de Parauapebas não é dinheiro, é falta de competência do gestor.

    ResponderExcluir