CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

CAOS NA SECRETARIA DE SAÚDE

VEREADOR CHARLES BORGES DENUNCIA DESCASO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE COM MELHORIAS PARA QUEM VIVE COM HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS.

CHARLES BORGES

Na sessão ordinária da terça-feira, 11 de dezembro de 2013, foi baixado a portaria 574/2013 onde nomeia os vereadores Charles Borges (presidente), Eliene Soares (vice-presidente), Odilon Rocha (1º secretário) e José Arenes (2º secretário), como membros da Frente Parlamentar de combate as DST/AIDS e Hepatites Virais. 

O objetivo da frente parlamentar é propor políticas eficientes de combate a aids e a garantia dos direitos das pessoas que vivem com hiv e aids, buscando ações diretas na promoção da qualidade de vida de quem é afetado com o hiv, aids, hepatites virais e outras DSTs.

Em 2012 a ONG/AIDS GAPP+ e a Câmara Municipal de Parauapebas desenvolveram o projeto PARLAMENTAIDS, Frente Parlamentar de DST/AIDS e Hepatites Virais de Parauapebas, mediante a Resolução n° 003/2012, sendo o único legislativo do norte do Brasil a ter uma Frente Parlamentar de combate as DST/aids e hepatites virais. 

O parlamentar Charles Borges apresentou nota de repúdio relatado por pessoas vivendo com hiv e aids e a ONG/AIDS GAPP+ Grupo de Apoio às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e à Prevenção contra o secretário de saúde Drº Romulo que disse que não tem interesse na unidade de aids porque não foi ele e nem a equipe dele que desenvolveu o projeto, e ainda falou em nome do prefeito dizendo que seu Valmir Mariano não tem também interesse no mesmo. Disse ainda que se o prefeito quiser que construa outro projeto.

O secretário de saúde afirmou que vai comprar uma casa do lado da atual unidade de AIDS, no valor aproximadamente de 400 mil reais, para ampliar os serviços, mesmo sabendo que o imóvel não é adequado para abrigar os equipamentos e receber as pessoas que vivem AIDS. Com esta atitude o secretário de saúde atropela normas que regem o sistema de tratamento, como as RDC 50/2002, Resolução de Diretoria Colegiada, como também a Portaria SAS/MS nº 154, de 18 de março de 2008, do Ministério da Saúde.

Mesmo diante dos alertas e das críticas, a secretaria de saúde informou que já se encontra em processo de adiantado de desapropriação de imóvel para instalar as futuras unidades, ou seja, uma ação desnecessária e sem o menor planejamento.

O vereador CHARLES BORGES, reafirmando seu compromisso com a saúde pública e com quem dela mais precisa, a população carente de Parauapebas, relatou ao plenário da Câmara a sua reunião com o prefeito Valmir Mariano, ocorrida em  23 de março do corrente ano, na ocasião participou o secretário de obras, à época, Dário Veloso, ficando  aprovada e autorizada a construção e instalação do novo SAE, Serviço de Assistência Especializada em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais de Parauapebas, cuja proposta é se tornar referência na região e no estado do Pará em tratamento e apoio às pessoas portadoras do HIV e doenças virais.

Agora, todos que endossaram e acreditam no projeto de uma SAE, com estrutura para ser referência para o Brasil, estão surpresos com as atitudes do secretário de saúde, praticamente abandonando o projeto apresentado ao povo de Parauapebas pelo prefeito Valmir.

A frente Parlamentar de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais de Parauapebas através de seu presidente, Dr. Charles Borges, reafirma o compromisso de busca incessante em atender cada pessoa vivendo com HIV, em Parauapebas. 

Fonte: Assessoria de comunicação do vereador Charles Borges

4 comentários:

  1. Como conselheiro de saúde, informo que a implantação de equipamento publico é de responsabilidade do gestor em anuencia com o conselho municipal de saúde e que as ongs cabem junto a esses orgãos solicitar ou enviar projetos para aprovação em plenária. são os tecnicos de uma gestão que definem uma prioridade publica.

    ResponderExcluir
  2. Esse secretario, e uma piada nao sabe nada d gestao de saude, ele e o velhote
    Sao uma piada, quem sofre e a pupulaçao e pior prefeito da regiao

    ResponderExcluir
  3. Os politicos, principalmente os vereadores, deveriam se aprofundar no conhecimento do SUS. De nada adianta citar normas e resoluções isoladamente, sem entender o contexto do SUS.
    Será que eles sabem o que é atenção básica? certamente não.
    Antes de propor alguma coisa ou acusar os gestores, deveriam pesquisar mais. Perder tempo focando numa coisa sem necessidade, enquanto coisas urgentissimas deveriam estar em pauta na Cãmara, isso sim é que é desperdicio.
    O vereador, enquanto representante do povo, deve saber bem aquilo que está falando. Não parece ser o caso aqui.

    ResponderExcluir
  4. NAO SEI PORQUE UMA PESSOA INCOMPETENTE COMO ESSE ROMULO FICA TANTO TEMPO A FRENTE DE UMA SECRETARIA DESSE PORTE, SEU VALMIR TIRA ESSE HOMEM DESSA SEMSA, OS SERVIDORES DE LÁ NAO GOSTA DELE, A POPULAÇÃO ODEIA. QUEM PAGA O ONUS E O GESTOR MAIOR.

    ResponderExcluir