CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PARAUAPEBAS ATERRORIZADA: GOVERNO VALMIR DA INTEGRAL NÃO EMITE NOTA DE PESAR POR LÍDER COMUNITÁRIO

LÍDER COMUNITÁRIO ASSASSINADO FAZIA OPOSIÇÃO AO PREFEITO DE PARAUAPEBAS, ESTEVE NA SEDE DO GOVERNO VALMIR DA INTEGRAL, NA TERÇA-FEIRA, E ANUNCIOU QUE FECHARIA A PREFEITURA EM PROTESTO CONTRA A SITUAÇÃO DO SEU BAIRRO. ATO SERIA NA QUINTA-FEIRA, HOJE. 

ASSASSINATO DE LÍDER APONTA PARA MOTIVAÇÕES POLÍTICAS.

Prefeito não emitiu nota de pesar
por líder comunitário

SILÊNCIO SUSPEITO

O prefeito de Parauapebas, VALMIR DA INTEGRAL, não emitiu nota de pesar pela morte do líder comunitário, assassinado, a mando, em Parauapebas, no dia 05 de novembro de 2013. Até o momento a nota não foi emitida, são 9h20. 

Na mesma data foi também executado o advogado, Dácio Antônio Gonçalves Cunha, cuja nota de pesar foi emitida pelo prefeito, que se diz consternado.


NOTA DE PESAR

Quanto ao silêncio do prefeito em relação ao assassinato do líder comunitário, que exatamente hoje, dia 7 de novembro, pretendia "parar a prefeitura", entendemos, seria muito cinismo. Talvez, algo do que resta de consciência cristã na cabeça do prefeito de Parauapebas lhe tenha impedido de emitir a nota de pesar. No entanto, que a nota seja emitida pela vice-prefeita.

O LÍDER

Claudeir, o Grande, como era conhecido, líder comunitário que foi covardemente assassinado, a mando, sua morte está sendo silenciada em Parauapebas e no Pará. O Grande, como era conhecido, tinha uma serralheria no bairro Caetanópolis, deixa a esposa e filhos.

O Grande lutava por melhorias para o seu bairro, Caetanópolis, onde residia (leia aqui).

Na terça-feira, o líder comunitário teria comparecido a prefeitura e anunciou que realizaria um grande protesto, contra o governo Valmir da Integral, fechando o acesso à sede do governo municipal de Parauapebas. Já estaria, segundo informações, com tudo pronto para a manifestação. Amigos da vítima estão aterrorizadas, receiosos de serem as próximas vítimas.

O GOVERNO VALMIR DA INTEGRAL

O atual governo de Parauapebas, chefiado pelo prefeito Valmir da Integral, apesar de já ter gasto todo o orçamento e já ter recebido duas suplementações da Câmara de Vereadores, tem baixíssima aceitação popular, devido a péssima gestão, falta de transparência, denúncias de desvios de recursos públicos, nenhuma novidade, vários governos pelo Brasil padecem da mesma doença. O problema é o modo como o prefeito e seus asseclas parecem querer enfrentar a crescente oposição social ao seu governo, mesmo que dispersa, mas o sentimento é um só: o dono da empresa Integral não tem condições de administrar Parauapebas.

A CIDADE ATERRORIZADA

Na cidade já se especula que o assassinato do advogado e do líder comunitário teria sido executado por um mesmo grupo de "pistoleiros".

Líder comunitário já teria denunciado que sofria ameaças, mas nada foi feito pelas autoridade locais (ou fizeram)?


PARAUAPEBAS: COOPTAÇÃO OU MORTE?

Sem oposição na Câmara e sem qualquer atitude do Ministério Público e autoridades locais e estaduais, a intimidação de líderes comunitários tem sido o caminho adotado pela administração Valmir da Integral, que nomeou, informalmente, o ex-operário Wanterlor Bandeira como "negociador" do governo.

Sem maiores resultados, a não ser junto a um conhecido blogueiro de Parauapebas e outro de Marabá, com notas publicadas lá e reproduzidas cá, o atual governo de Parauapebas se perde no meio da corrupção.

Enrolado e efetivamente constrangido pelo assassinado de um líder comunitário, cujas circunstâncias, aos olhos de toda Parauapebas, são por demais reveladoras, apega-se a uma suposta e falaciosa conspiração contra o prefeito e empresário dono da Integral, em vão,  tentam criar factóides que aliviem a destrambelhada e perigosa forma do atual governo municipal "gerir" a cidade.

POLÍCIA

O tipo de assassinato, a mando,  que foi vítima o líder comunitário e o advogado, na aterrorizada Parauapebas em tempos de Valmir da Integral, em qualquer cidade do país, em 24, 48 ou no máximo 72 horas se identifica os executores e mandantes. Em Parauapebas, tem algo estranho, parece que as autoridades responsáveis tem mais relações com a "classe política" e empresarial da cidade do que deviam. É fato que esses dois casos precisam que sejam investigados por autoridade de Belém ou da Polícia Federal.

MINISTÉRIO PÚBLICO, JUDICIÁRIO E JATENE

Evidente, que muita coisa tem que ser explicada acerca das mortes do dia 05 de novembro de 2013, a linha de investigação da polícia deve considerar que o líder comunitário já vinha sendo ameaçado, principalmente por sua oposição ao governo municipal, que ajudou a eleger, mas que a cada dia se distanciava em virtude do descaso que a cidade e seu bairro vivenciam. 

Talvez, esteja mais que na hora do GAECO, Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, efetuar uma força tarefa em Parauapebas, pois nos parece que os atuais membros do MPE no município não tem condição de sozinhos avançarem no combate à violência e à corrupção na cidade. E o judiciário...?

MARTIN LUTHER KING (NO SITE DO MPE)

Claudeir: o Grande. 
Foto: Waldyr Silva
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos,
nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
“Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele.” 
Martin Luther King


__________________

Nota: Leia mais em: www.jonasconrado.blogspot.com.br - denúncias também envolvem secretaria de habitação do governo Valmir da Integral.

17 comentários:

  1. LINDOLFO,

    Esse assassinato já tinha noticiado pela Arara Azul, um dia desses foi lido a carta de um líder comunitário no programa do Demerval Moreno, só não tenho certeza se era o Claudeir.

    ResponderExcluir
  2. Parauapebas agradece. O Sol do Carajás hoje é o blog mais lido na cidade. Esses assassinatos não ficarão impune. Denúncias anônimas a Polícia Federal e ao MPE já foram enviadas. O bicho vai pegar

    ResponderExcluir
  3. NOTA DE PESAR

    Quanto ao silêncio do prefeito em relação ao assassinato do líder comunitário, que exatamente hoje, dia 7 de novembro, pretendia "parar a prefeitura", entendemos, seria muito cinismo. Talvez, algo do que resta de consciência cristã na cabeça do prefeito de Parauapebas lhe tenha impedido de emitir a nota de pesar. No entanto, que a nota seja emitida pela vice-prefeita.

    Caro Lindolfo, quem sou eu para te dar algum ou qualquer tipo de conselho mas, convenhamos, os níveis das insinuações que você tem postado causam perplexidade no seio da sociedade de Parauapebas, acredito que existem sim meios idôneos de apuração desses e dos demais crimes cometidos em nossa cidade e não serão as suas colocações, nem as de quem quer que seja, que irão alterar a ordem das coisas, o Estado é e sempre foi lento, burocrático. O delegado Gilvandro Furtado está na cidade para apurar as circunstâncias que envolvem os casos citados por você e, tenho a certeza, irá desenvolver um excelente trabalho, pelo seu passado na PC do Pará. Robson Cunha do Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que esperamos e nunca deixaremos de acreditar.

      Não tem insinuação nenhuma, tem fatos, claros, toda a cidade sabe, caro Dr. Robson.

      Excluir
  4. Muito estranho, logo vão inventar alguma história para aliviar os políticos e empresários corruptos e isso vai dá em nada

    ResponderExcluir
  5. Não confunda as pessoas isso e coisa de peão.

    ResponderExcluir
  6. Poxa vida... O líder comunitário Claudeir “Grande" acabou de ser enterrado agora há pouco. Porem nem um ônibus o qualquer veiculo foi disponibilizado pela “Prefeitura Municipal de Parauapebas ou Câmera Municipal de Parauapebas”, para levar as pessoas para o cemitério para o cortejo fúnebre do líder comunitário, que direto ou indiretamente contribuiu para o crescimento de Parauapebas e do bairro Caetanópolis, tem horas que dar vergonha de mora nesta cidade rica cheio de políticos corruptos sem compromisso com há comunidade.

    ResponderExcluir
  7. o bog mais vagabundo que tem em parauapebas, vai procura uma lavagem de roupa abestado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem esta precisando de uma lavagem de roupa e caráter é vc meu caro! Os fatos estão ai para quem quer vê, segundo o próprio blogueiro "Lindolfo".

      Excluir
    2. Vagabundo é vc! Porque? este blog e o único que tem a coragem de denuncia a barbáries que estão ocorrendo em Parauapebas, por isso caro cidadão lave sua boca antes de fala deste blog. Respeite a população do Bairro Caetanópolis, que o nosso saudoso amigo "Grande" pertence, caro leitor isso se assim for...

      Excluir
  8. bolineiro vc não passa de um mentiroso roubou mais de 300 mil da camará mais e agora fica nessa de santinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim roubou? diga mais informações sobre isso, beleza?

      Excluir
    2. Conta essa História rapaz? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  9. Lamento pela Morte de mais um cidadão de Parauapebas, mais as insinuações que este blog faz, é uma falta de respeito com as pessoas desta cidade. Denunciar as suspeitas de desvios da Câmara e da Prefeitura até que em entendo,mais fazer esse tipo de apologia que está fazendo agora é demais, desconsidero todo e qualquer comentário meu apoiando esse blog, coisa de quem realmente não tem o que fazer. Até entendo que o prefeito não deu a boquinha que você queria, mais agora você passou dos limites.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você errou de BLOG, é de outro que você está falando!

      Insinuações, que insinuações, cara pálida!

      Falta de respeito com essa cidade é roubar os cofres públicos, fraudar licitações, ameaçar líderes comunitários, empregar aspones e familiares, desviar dinheiro do transporte escolar...

      Lamento por você...por seus filhos...quanta covardia...insinuações...triste por você...meu caro! Mas qualquer investigação que não passe pelo Morro dos Ventos, será meia investigação, na minha modesta opinião...sinto muito!

      ______________________________

      "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos,
      nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
      “Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele.”
      Martin Luther King

      Excluir
    2. Não responda a esses idiotas.São gentinha do prefeito querendo desviar o foco.
      Parabéns pelo seu bom caráter,Lindolfo!!!

      Excluir