quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CHICO BRITO: O SECRETÁRIO DE UM GOVERNO SEM CULTURA

Artigo: Secretário de Cultura desrespeita artistas e proíbe apresentação cultural no CDC


Era para ser uma data de muita alegria em alusão ao Dia das Crianças, porém, segundo membros da “Companhia Gente de Teatro”, que é composta por 20 atores e técnicos de teatro, eles tiveram a triste notícia de que não poderiam fazer uma apresentação para a comunidade no Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas (CDC). A negativa partiu do atual titular da Secretaria Municipal de Cultura de Parauapebas (SECULT), Chico Brito.

De acordo com informações cedidas à reportagem, a companhia de teatro teria realizado ensaios durante uma semana no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) para apresentação da peça “O Gato de Botas”, acreditando que o espaço destinado para apresentações culturais seria utilizado. No entanto, no sábado (19), data reservada para a apresentação da encenação teatral, os atores e técnicos foram impedidos de se apresentarem no CDC e tiveram que se apresentar na chuva, afinal, teriam sidos proibidos de entrarem na parte interna do CDC, por ordem do Secretário Chico Brito.

Ainda segundo informações dos denunciantes, Chico Brito teria emitido uma circular, datada de 16 de outubro, comunicando a proibição de vendas de ingressos no local. O Conselho de Cultura não obteve a informação desta proibição, em virtude do pouco diálogo apresentado desde que assumiu a pasta da prefeitura.

Diante do ocorrido, isto parece ser uma prática rotineira do Secretário que, ao que tudo faz, atualmente, dentro da atual secretaria, tem sido exercido sempre de cima para baixo, já que não se consulta as bases populares como “os artistas”, por exemplo, que foram duramente desrespeitados pelo secretário – em seu direito mais nobre que é viver do seu trabalho e de sua arte.

É importante destacar que atitude desastrosa do “Sr. Chico Brito” poderia se constituir como um abuso de autoridade já que proibiu a apresentação da peça “O Gato de Bota”. Na apresentação, esteve presente o contribuinte: o povo que buscava a cultura, constituído por idosos, adolescentes e jovens.

Com esta medida arbitrária, o secretário rasga a constituição e se apropria indevidamente de um espaço público (que sob seu controle o CDC passou a ser chamado do “espaço privado do Chico Brito”).

Mesmo com o intermédio, do atual presidente do conselho, Ivan que tentou dialogar com o gestor e os artistas que abriram mão da venda de ingressos no CDC, o secretário foi irredutível: não e não!

A situação atual da infraestrutura do prédio do CDC não está muito boa, o que fortalece o argumento do descaso do secretário em relação à cultura. É um espaço sucateado, sem cadeiras, iluminação precária e com banheiros imundos.

Atual gestão do secretário prioriza conchavos 

O Secretário Chico Brito tem priorizado, demasiadamente, os conchavos de amigos com oferta ampla de cargos comissionados. Não cumpre com o essencial: as metas e planejamentos que foram discutidos, exaustivamente, na III Conferência de Cultura realizada em Parauapebas.

Editais de auxílio de montagens para grupos e companhias de teatro parecem ter sido esquecidos, o atual secretário evita dialogar com a comunidade e, quando simula, envia assessores despreparados e incompetentes para dialogar com a comunidade.

Outro ponto a ser destacado é a falta de ética, por parte do atual secretário que, sempre é visto totalmente embriagado circulando pelos bares em carros do governo, sem a mínima postura de um homem público que preza pela discrição.

Além disto, é perceptível que 100% da comunidade artística de Parauapebas está insatisfeita com a atual gestão do “Sr. Chico Brito”. Se não houver uma mudança radical na pasta, a cultura de Parauapebas tende a sofrer com a marginalização dos espaços culturais.

Agora, nos perguntamos quem realmente está defendendo a cultura do município? Já percebemos esta pauta não tem sido prioridade do secretário de cultura que vai à mão contrária, talvez, cambaleando, em algum bar da cidade.

Por: Josean Brito (Chocolate)

26 comentários:

  1. Não sei de você já brincou de "Telefone sem Fio", é uma brincadeira que uma pessoa diz uma palavra ou frase, e essa palavra vai passando pelo ouvido de um por um, e ao final o ultimo diz o que entendeu, na maioria das vezes que eu brincava o ultimo dizia uma palavra diferente da se iniciava. Usando essa brincadeira como paradigma, é o que vejo nessa noticia, e também em outras do "blog". Concordo com a atitude do Senhor "Chico Brito", pois sua decisão foi baseada em um ato covarde que iriam cometer, cobrar ingressos de crianças, e seus pais obviamente pois não entrariam sozinhas, em um espaço que é público, descordo da colação “espaço privado do Chico Brito”, pois fez o seu papel como secretário. Concordo que o espaço esta em situações precárias, e vejo que a secretária de cultura nada faz por jovem e crianças, se prende apenas em shows, que por ventura já foram demostrados aqui o superfaturamento. Admiro a coragem deste blogueiro por mostrar a cara e falar o que acha, apesar de só mostrar o males do governo e não também as benfeitorias. Parabéns pelas reportagens anteriores a essa, acho que no minimo o CQC, fantástico e quem sabe a o Ministério Público Federal deveriam requerer as respostas por tantas lacunas, fica a dica e os meus Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ato covarde??? Cobrar ingresso? Artista não come, não? Não paga impostos? Não tem prestação da Leolar? Triste é ver a mentalidade de algumas pessoas, que sem nenhum pudor, gastam centenas de reais em baladas, mas para uma peça de teatro, 10 reais é um "ato covarde"... O Senhor Secretário prova que é um despreparado ao mostrar-se não alinhado a uma das principais causas do movimento cultural local (e nacional)... o fomento da economia da cultura, onde o artista, o trabalhador da cultura pode viver de sua arte, que é também seu trabalho.

      Outra: proibir acesso a um ESPAÇO PÚBLICO não é só imoral, é ilegal! A sigla CDC não significa "Casa Do Chico", não, Senhor Secretário; é um espaço para Desenvolvimento Cultural.

      Uma coisa que ele podia fazer era subsidiar o espetáculo, senão vejamos: 100 ingressos a 10 reais, resultaria em um apoio (irrisório, simbólico) de mil reais. Quantia insignificante se comparada às quantias gastas até agora por este Secretário em seus eventos "culturais", que se beneficiaram alguém até agora, foi o seu parceiro de copo e negócios, o Seu Marola Shows. #ForaChico!

      Excluir
  2. Nós artistas de Parauapebas, temos que fazer um Abaixo Assinado pedindo a saída desse lunático que sabe de tudo sobre malinagem, mais de Cultura não sabe nada.FORA CHICO DAS CABRITAS.

    ResponderExcluir
  3. Ô minha gente, o Chico Brito não tem juízo, imaginem ética! Ele nem sabe o que é isto. Mas a culpa disso tudo é da Vale que troxe esse doido prá cá e não o despachou de volta. Mas isso cabe a nós. Aguarde maluco.

    ResponderExcluir
  4. Os artistas foram desrespeitados em seu exercício de trabalho.Se o Sr.Chico brito não quer a venda de ingressos,que ele que compre os espetáculos e ofereça a população de graça.Todo o artista devem vive do seu trabalho e não será um secretarinho de meia tigela, que vai impedir que o teatro, em nosso município se desenvolva .
    Viva a companhia Gente de teatro ! que mesmo impedida de se apresentar no dia das crianças, foi para a praça de evento, e mostrou o que é fazer cultura de qualidade.É também no Cine Teatro de Carajás, onde foi aplaudida de pé por 1000 pessoas que lotaram as dependências durante esse final de semana.

    ResponderExcluir
  5. O QUE ESTE SENHOR CHICO BRITO, TEM FEITO PARA DESENVOLVER A CULTURA NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS ? AO MEU VER NADA,SUA ADMINISTRAÇÃO DESASTROSA, ACABOU COM O FESTIVAL DE MUSICA, EXTINGUIU A SEMANA DA CULTURA, FEZ UM SÃO JOÃO CAPENGA QUE OS BRINCANTES SO FORAM RECEBER A VERBA 2 MESES DEPOIS, ALÉM DE JOGAR O CARNAVAL NA LAMA.AGORA CRIOU PROBLEMA COM O PESSOAL DO TEATRO, QUE AO MEU VER DEVERIAM PROCESSA-LO ISSO SIM, PARA RESSARCI O DINHEIRO QUE OS PROFESSORES GASTARAM.
    FORA CHICO BRITO E SUA EQUIPE INCOMPETENTE !

    ResponderExcluir
  6. O trabalho da Companhia Gente de Teatro foi feito sem nem uma ajuda, do atual gestor que hoje ocupa a cadeira da cultura, Os professores que fundaram a companhia estão fazendo um trabalho social e cultural coisa que o atual gestor não sabe fazer, porque se soube teria recebido todos os artistas de teatro, que o procuraram inicio do ano ,solicitando a realização da segunda Mostra de Teatro, fato esse que ele não os recebeu. Mostrando mais uma vez que ele,esta distante de ser um gestor comprometido com a comunidade e com a cultura no município de parauapebas.

    ResponderExcluir
  7. É lamentável que uma pessoas despreparada e alcoólatra, tenha assumido a pasta da cultura, que nada faz e ainda persegue quem quer fazer.o governo Valmir realmente esta bem servido, de gente que não vale nada.

    ResponderExcluir
  8. Como é que o prefeito, coloca alguém que não sabe dialogar com os artistas na pasta da cultura ? Eu me pergunto se o prefeito ta sabendo das asneiras que o Chico Brito anda fazendo ?
    Interessante que o Chico brito, tenha feito forte oposição ao governo passado, publicando o seu jornaleco "A marretada" diz um velho ditado " Quer saber quem é a pessoa lhes de poder ". Poderia esta fazendo a diferença e nada faz e ainda persegue os artistas. Fora Chico brito !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Achei que ja tinha visto de tudo nesse governo,mas a secult se transformou em um cabaré do chico brito que empregou diversas amantes na secretaria de cultura.eita governo desorganizado,que ainda não encontrou o caminho.

    ResponderExcluir
  10. FORA CHICO DAS CABRITAS E SUA GANGUE !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. O ChicocarademacacoCAI?

    ResponderExcluir
  12. O que se percebeu claramente nessa reportagem, foi um abuso de autoridade por parte do chico Brito que impediu o pessoal do teatro se apresentar no cdc. discordo da opinião do primeiro leitor dessa coluna, que disse que os artistas estava agindo covardemente ao cobrar ingressos, esse senhor não entende nada de produção cultural é só esta falando bobagem.Se tem alguma vitima nessa historia macabra, esses são o pessoal do teatro que foi impedido de se apresentar, depois de terem ensaiado uma semana no espaço. Concordar com atitude do chico brito e desrespeitar as leis desse pais ,pois ele agiu com peculato só isso,se apropriando de um espaço publico como se fosse dele.

    ResponderExcluir
  13. O Festival de Música (FEMPA) foi cancelado, a Semana de Cultura cancelada... o que este Senhor faz afinal, na SECULT? Lembrando que o FEMPA tem recurso próprio devidamente alocado e faz parte do Calendário Fixo Anual da Cidade, ou seja. Este Senhor não pode alegar desconhecimento... #ForaChico!

    ResponderExcluir
  14. Gente, os dez reais não era pros artistas comerem não, era pra cobrir os custos da peça, comer eles comem do emprego deles, fazer teatro pela eles é exercício de um saber, não ganha pão. O CDC é público, mas a apresentação não. Alguém tem que pagar por ela!

    ResponderExcluir
  15. Eu fui assistir e levei meus dois filhos e meu sobrinho. A maior vítima mesmo foi o público que nunca tem nada de cultura e quando tem ainda leva porta na cara. Fora Chico Brito!!!

    ResponderExcluir
  16. a unica ação cultural da secretaria de cultura e a escola de musica pela qualidade de seus professores.

    ResponderExcluir
  17. Se em espaços públicos não se pagasse ingresso, todos entrariam de graça no Teatro da Paz em Belém, e não é o que acontece em dias de apresentações teatrais os ingressos são pagos e muitas vezes caros. A mesma coisa acontece em todos os teatros do Brasil, porque que aqui seria diferente. Certamente Crico Cabrita nós não estávamos pagando pelo espaço, pois ele é uma merda, pagávamos um valor simbólico pelo trabalho dos artistas.
    SE VOCÊ ENTENDESSE ALGUMA COISA DE CULTURA SABERIA DISSO.

    ResponderExcluir
  18. Eu acho e pouco. Esse pessoal que fais cultura é muito e burro, se fossem organizado ivadia o gabinete do prefeito e pedia a cabeça desse secretario. Fais teatro na chuva pra deichar de ser besta

    ResponderExcluir
  19. O prefeito sempre gostou de nomear os secretários que bebem cachaça com ele, exemplos: CHICO BRITO, DR ROMULO, ZOENIO, ZE DE FATIMA ETC. Eita gestão de cachorro. Muitos do partido do prefeito 55 estão largado nos corredores da PMP.

    ResponderExcluir
  20. É muito triste ver pessoas comprometidas com a arte no nosso município, barrados por quem assumi a equivocadamente a secretaria de cultura, cujo o papel deveria, amparar os artistas da cidade e não criar impecilios e dificuldades como foi relatado nessa matéria.Qual é realmente a função de Secretaria de cultura é porque ela foi formada ? Qual o volume de recurso tem a secult ? Além dos eventos que ela faz todos os anos,que por sinal esse ano foi um desastre,que mecanismos de sustentabilidade ela tem contribuido para que os grupos culturais se desenvolva ? Por que o prefeito mantém uma pessoa,totalmente contraria ao segmento em um cargo ? fica essas perguntas no ar

    ResponderExcluir
  21. Eu não consigo ver ações positivas do chico brito e sua equipe só ações negativas. Fora chico brito e sua equipe de incompetentes "!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Anonimo. mal sabe vcs que duas das pessoas que ele contratou como técnico administrativo já foi contratada gravidas ver se pode!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querido, qual o impedimento de uma gravida trabalhar? vê se para de falar besteira, a própria constituição federal garante esse direito e proíbe qualquer tipo de discriminação, e é proibido fazer exame. Comentário inapropriado.

      Excluir
  23. Ainda temos que conviver com tamanha ignorância cultural, de ter um gestor que pode ate ter livro publicado e tenha sido sido prefeito de Parauapebas, mais o tempo dele ja passou,ele hoje não passa de uma figura folclórica da cidade, ele foi truculento sim ! mesmo quando os artistas disseram que não iam cobrar ingresso ele foi irredutível e fechou o CDC – que agora é chamado de” casa do chico ” o que mais pode se espera de um canalha desse ! Lançou um jornaleco chamado a marretada que criticava todo mundo do governo passad,o agora não hora de fazer a difernça trai o povo que voto no valmir .
    Todo mundo sabe, que tudo que surgi no municipio seja quadrilha carnaval ou teatro são lideres pessoas que acreditam na arte e tomãm inciativa de fazer algo pela população, coisa que o chico não faz e ainda persegue quem ta fazendo.
    Em todo o brasil os artistas cobram ingresso para se apresentar,se o chico não quer que isso aconteça no município, ele então com a sua equipe ridícula fassa o favor de comprar e dar a população meios de ver cultura de qualidade!
    A verdade é que o velho chico tá queimado na cidade, a verdade é essa, depois que ele proibiu o grupo de teatro se apresentar o nome dele caiu na boca do povo 1° na rádio, nos blogs e nos jornais, coitado esse não se ele nunca mais ! e melhor convidar ele para tomar uma cachaça ai ele vai correndo

    ResponderExcluir
  24. assim meu chegado, vc ofende muitas pessoas da secretaria de cultura se vc quer criticar alguém fala o nome da pessoa pq lá trabalha mãe de família e vc diz quela e cabare pode ser assim não se vc tem alguma coisa com o secretario fala pra ele, não sair por ai falando mal de todos que trabalha lá

    ResponderExcluir