CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SECRETÁRIA JULIANA SE DESTACA À FRENTE DA SEMED

Construção de novas escolas e as reformas nos prédios das atuais terão como foco o fim do turno da fome e mais humanização do ambiente de aprendizagem, promete a secretária! 
Secretária de Educação: Juliana Souza

EDUCAÇÃO

Os cerca de 47 mil alunos da rede municipal de ensino retornaram às atividades ontem, quinta-feira (1º), em Parauapebas. É que teve início o calendário letivo do segundo semestre de 2013. A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juliana Souza, está em ação para garantir aos estudantes da rede uma agradável volta. Este ano, em janeiro, a Semed recebeu 6 mil novos alunos em relação ao início do ano letivo de 2012.

A Semed está construindo várias escolas com vistas a desafogar o sistema educacional. São prédios dotados com infraestrutura de qualidade e com o que há de melhor em termos de educação básica. Além disso, em setembro, de acordo com a secretária Juliana, 31 escolas da rede municipal vão começar a ser reformadas a fim de garantir conforto aos estudantes e aos profissionais que nelas trabalham.

Se vivo fosse, Paulo Freire, um dos mais renomados educadores da humanidade, teceria elogios às iniciativas da Semed, uma vez que ele era defensor de uma educação humanizada e da humanização dos prédios em que se ensina a aprender. “Quero uma escola bonita para meus meninos. Tem que ser um espaço de prazer, de gostosura, de belezura”, relatou Freire em sua obra “Fazer Escola Conhecendo a Vida”, de 1986.

E as ações da Semed não param por aí. Em outubro, todos os alunos da rede vão receber uniforme completo. No Brasil, das atuais 5.570 prefeituras, menos de mil valorizam seus alunos com a entrega de uniformes escolares. E Parauapebas é destaque na região por contemplar um por um de seus estudantes.

QUALIDADE E INVESTIMENTOS

Os dados divulgados na tarde de segunda-feira (29) pelo Pnud e que colocam Parauapebas na dianteira da educação, no Pará, e na liderança do crescimento em qualidade desse serviço, no Brasil, são animadores para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), cuja missão é, entre outras, a de exatamente elevar o nível de escolaridade dos cidadãos, focando na qualidade do ensino, como sugere a Organização das Nações Unidas (ONU).

Agora no segundo semestre, a secretária e sua equipe vão trabalhar incansáveis visando à promoção da melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis e com a finalidade de reduzir as desigualdades sociais que ainda persistem, no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na escola.

Várias ações estão sendo elaboradas pela equipe técnico-pedagógica da Semed e parcerias estão sendo firmadas com outras secretarias municipais, como Obras e Urbanismo, e com o Saaep, para revitalizar as escolas e, assim, proporcionar conforto e qualidade ao ensino.

Nos estabelecimentos da rede municipal, as mudanças ocorridas em julho na educação já têm efeito positivo tanto entre os servidores quanto na própria comunidade. Para a merendeira Zilma Marinho, que trabalha na Escola Jean Piaget, Bairro Liberdade, a equipe de trabalho da qual participa está muito entusiasmada em tornar sua escola referência em educação. Esse é o espírito nos demais prédios.

AVALIAÇÃO POSITIVA

No Bairro da Paz, Carlos Alberto Ribeiro, pai do aluno João Victor Souza Ribeiro, disse que leu num jornal o anúncio de grandes obras para a educação nos próximos meses e que isso lhe deixou extremamente feliz. “Tive dificuldade para matricular meu filho no início do ano. Até fila enfrentei. Mas estou confiante de que, com a construção de novas escolas, essa situação vai mudar. Assim, outros pais de alunos e eu não teremos mais problemas com matrícula ano que vem”, comemora, elogiando, também, a atitude da Semed em reformar as escolas da rede. “O prefeito [Valmir Mariano] e a secretária [Juliana Souza] estão de parabéns.”

A estudante Camila do Rosário Silva, 13 anos, da Escola Chico Mendes, comenta que, de uns dias para cá, até o sabor da merenda mudou. “Quase fiquei sem estudar no início do ano, porque minha mãe disse que não estava encontrando vaga para me matricular. Foi uma dificuldade. Mas conseguimos, graças a Deus. Está uma maravilha estudar lá [na Chico Mendes]. De uns dias para cá, até o sabor da merenda mudou, ficou melhor.”


A satisfação das ações da educação, organizadas pela Semed, está no discurso e no rosto das pessoas que dependem desse serviço público, que é garantido por lei. E são essas ações, pensadas e planejadas com responsabilidade e compromisso, que darão o tom para que o município de Parauapebas continue avançando em qualidade de vida e seja reconhecido, para além de seus minérios, como um modelo de educação e de desenvolvimento humano.

12 comentários:

  1. COMPARE COM A FRANCISCA HEM...MEU CARO LINDOLFO VC JA PERCEBEU QUE A FRANCISCA ANDA COM UM SEGURANÇA, SERA POR QUER E VEJA O CARRO QUE A EX SECRETARIA ANDA..EITA TERRA DE MURRO BAIXO ,,,

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, se é para ser feito, tem que ser feito - com qualidade e com tranparência. Vamos pensar agora em melhorar o salário dos profissionais da educação - também nesse ítem precisamos estar à frente. Que tal?
    Palavra de educador.

    ResponderExcluir
  3. Ei, Lindolfo, o Célio Costa tava dando risadas da tua personalidade$$$$$$$$$$.rsssssss...disse aos seus auxiliares diretos até o preço que acertou contigo, por isso essa matéria fantasiosa da SEMED. Que decepção nunca imaginei que tú fosses tão venal ao ponto de se desmoralizar. Tua credibilidade vai a ZERO seu venalzinho pilantra, metido a puritano. És um canalha igual a eles que te compraram. MP nesse cachorro!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo?

      Quando?

      Amigo, você errou de BLOG!

      Mas quanto a postagem, não temos problema nenhum em reconhecer qualquer trabalho, de qualquer um, que esteja tentando acertar e fazer o melhor ao seu alcance.

      Liberdade e democracia, sabemos elogiar e criticar, tudo de graça!

      O Sr, Célio Costa deve ter falado ao "corajoso" anônimo o nome de outro blog!

      Abs! Corajoso! Volte sempre!

      Excluir
    2. Anônimo das 15:11,
      Lí sua critica ou melhor seu destilamento de veneno contra o blogueiro: sua analise sobre o fato está totalmente distorcida, pois, não é pelo fato de a ex-secretária não ter feito um trabalho que todos nos gostaríamos, que temos que radicalizar contra essa ou aquela secretária. Quero crê, que a matéria em apreço, seja vista com algo muito positivo para a educação de Parauapebas. Vamos, dá um voto de credibilidade a nova gestora da pasta, ao invés de ficarmos apostando no quanto pior melhor.Isso é politica de velhos políticos aqui do município. Portanto, externo meu repúdio, pela forma agressiva como você se reportou ao Sr. Lindolfo( que aliás nem o conheço pessoalmente). Boa sorte, Sec. Juliana, nos Parauapebenses torcemos pelo seu sucesso, pois, é também o dos nossos filhos. Pense nisso das 15:11!

      Excluir
  4. Lindolfo, estamos te colocando a partir de hoje na vala comum, junto com os ladrões do nosso dinheiro. Estou envergonhado de você e seu Blog. Com certeza a grana que recebestes não vale mais que um caráter de um Homem. Lamentável, tua postura. Quem, tinha razão era a Ciza, que dizia que não te dava dinheiro em detrimento das crianças carentes da nossa rede escolar. Vagabundo,vagabundo,vagabundo isso é que tú és seu moleque.

    ResponderExcluir
  5. essa reportagem ta precipitada. qualidade e investimento só se for pros bolsos deles, olha que ela fez, fechou a escola de educação infantil dona rosa sem comunicar aos pais, essa mudança no mes de julho, colocou todos os alunos e cadeiras na escola de educaçao infantil pequeno principe, as salas estão super super lotadas, sem condiçoes de trabalho. pra economia da prefeitura, pois qualidade de ensino não. onde era uma escola virou um deposito de crianças. to estranhando lindolfo.

    ResponderExcluir
  6. O blog está de parabéns pela matéria, pois soube noticiar os atos atrapalhados da gestão anterior, e agora também está noticiando com sensatez a gestão da professora Juliana! Realmente está visível para a comunidade o bom resultado de apenas pouco mais de um mês de trabalho dessa nova equipe.
    Compromisso, humildade e competência não faz mal a ninguém, por isso torcemos para que a SEMED entre, de fato, nos trilhos, porque o povo não aguenta mais sofrer.

    ResponderExcluir
  7. Educação só com boa gestão.
    Quando tratamos com gente: até dentro de nossas casas, temos inúmeros problemas: de trato pessoal, financeiro, religioso, politico e de afinidade.- dizem que é espiritual. Imaginem o que é gerir uma pasta que é cobiçada por muitos, - digo não só aos que querem trabalhar, pois todos queremos trabalhar e ganhar dinheiro; e sim aqueles que querem fazer de uma secretária tão importante para o município, "cabide" de emprego para os seus e de "curral " eleitoral para a próxima eleição. Competência e seriedade, infelizmente não pode ser comprada, somente adquirida ao longo da vida e da índole da família, espero que os nossos vereadores ajudem a educação a saúde a cultura e resumindo ao nosso município pois temos muito a desenvolver em todas as áreas, porem so avançaremos verdadeiramente se tivermos pessoas com capacidade honestidade e ética para gerir esse município, parabenizo a senhora secretaria e a todos que verdadeiramente estão com afinco para que a população verdadeiramente seja eleita de fato a prioridade em Parauapebas.
    ass: um amante desta cidade

    ResponderExcluir
  8. A propaganda está bem orquestrada; mas cadê o material nas escolas? Por que a SEMED cortou o ponto dos professores no período da greve e não fez a reposição salarial e quer que os professores trabalhem aos sábados? Dona secretária, preste atenção no que a senhora manda publicar. A propósito, já saiu a prestação de contas do FUNDEB do (des)mandadto da Ciza? Passar bem.

    ResponderExcluir
  9. Não estou entendendo nada! caso não esteja enganado, foi nesse blog que li que a indicação de Juliana para o cargo de Secretária de Educação, foi um acerto feito às escondidas na casa da Ciza. Inclusive, outrora, seu Lindolfo se dirigia a moça com insultos,e, agora, é só elogio. não que ela não mereça crédito mas, que mudança repentina!

    ResponderExcluir