CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ministério Público?

CRIME AMBIENTAL E DESCASO


Crime ambiental na Rua F

Em Parauapebas os cuidados com o meio ambiente deve ser uma preocupação constante das autoridades, visto que estamos propensos a grandes prejuízos e impactos negativos gerados pelo crescimento acelerado da população. Ademais, a nossa cidade tem muitas áreas consideradas como APP's (Áreas de Proteção Permanentes) como igarapés, morros, brejos, etc. 

Em 2005, o Governo Darci criou a SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) com o objetivo de construir políticas públicas de controle e defesa das nossas riquezas ambientais e garantir uma cidade saudável para as gerações futuras. 

Na atual gestão toda a política ambiental que foi construida ao longo dos 08 anos foi completamente abandonada criando uma realidade preocupante para o presente e possibilidade de catástrofe para o futuro bem próximo. Apesar da SEMMA contar com uma equipe de técnicos competentes e bem treinados, a gestão tem ignorado a importância dessa secretaria deixando nossa cidade a mercê dos infratores gananciosos que, com o pretexto do progresso vai destruindo nosso patrimônio natural e gerando o caos.

É imprescindível que a Secretaria de Meio Ambiente seja administrada por um técnico com competência, coragem e acima de tudo que não tenha pretensões políticas. Se um secretário de Meio Ambiente fizer o seu trabalho como deve ser feito, inevitavelmente vai desagradar muita gente, por isso não deve ter pretensões políticas e não deve ter medo. 

A prova de que o nosso Meio Ambiente está abandonado pelo Prefeito Valmir é o esvaziamento da SEMMA. Até hoje ele ainda não nomeou um secretário, deixando na pasta um interino para cumprir tabela. Nada contra o Zoênio, mas nota-se que ele não tem traquejo para a coisa e além disso não tem apoio. Fruto disso é uma cidade entregue aos infratores ambientais que ignoram a lei e provocam todo tipo de crime ambiental nas barbas do poder público. Por onde você anda nessa cidade você pode flagrar uma situação dessa. A confiança na impunidade e no descaso das autoridades é tamanha que cometem as infrações em pleno centro da cidade à luz do dia.

Veja esse exemplo de um aterramento de uma Área de Proteção Permanente na Rua F depois do Quartel.

"Isso pode Arnaldo César Coelho? Não Galvão Bueno. A regra é clara. Está na Lei Federal e na Lei Municipal. Só não vê quem é cego."

Flagrante de crime ambiental

Está na hora da sociedade tomar uma providência, pois já estamos sentindo os impactos ambientais provocados por esse tipo de infração. A cada ano temos mais enchentes, desabrigados, ventania que derruba casas provocada pela alteração nos morros. O prejuízo infelizmente não ficas só com os infratores, mas com toda a sociedade. Será que temos que esperar uma grande tragédia para exigirmos providências?

Fonte: http://www.blogdoluizvieira.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. Sol li essa matéria no blog do Luiz Vieira. Você esqueceu de colocar os créditos.

    ResponderExcluir
  2. Ok. Já corrigimos!

    Obg, pela visita e pelo aviso!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. finalmente voce está começando a denunciar os descasos ambientais que o Sr. Zoenio e companhia fecha os olhos.... O Municipio está sendo consumido por fogo, esgoto e derrubada de morros sem que a SEMA faça alguma coisa.... Se cuidassem tao bem de Parauapebas quanto o governo federal cuida da Flona Carajas, Parauapebas não seria esse caos ambiental nunca!!! a cidade está abandonada pela SEMA!!

    ResponderExcluir
  4. A questão do meio ambiente, só e somente só, está havendo o continuismo do descaso dos Ptralhas, até porque, esse tal do Luiz não sei das quantas, foi o DONO da Sec. de Meio Ambiente, e nunca jamais e em tempo algum, resolveu o problema daquele amontoado de lixo (lixão), que contamina o Rio Parauapebas com seu chorume indiscriminadamente.

    ResponderExcluir