CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 6 de julho de 2013

Pará é o 2° maior produtor de cacau

Wandenkolk Gonçalves defende criação do Distrito  Sustentável do Cacau no Pará, abrangendo municípios da Transamazônica, da PA-279 e de outros municípios que apresentam potencial para o desenvolvimento da atividade
Wandenkolk Gonçalves

O Pará é o segundo maior produtor de cacau do Brasil, respondendo por 25,3% da produção total do país, o que assegura arrecadação da ordem de 30 milhões de reais somente em ICMS. 

A cacauicultura é explorada basicamente por pequenos produtores estabelecidos ao longo da rodovia Transamazônica e é uma das cacauiculturas mais produtivas do mundo. Este excelente desempenho faz desta atividade uma das melhores alternativas agrícolas para o desenvolvimento rural sustentável no Pará, mas ainda não é capaz de viabilizar o estabelecimento do segmento industrial, com a consequente agregação de valor, geração de emprego e divisas.

Com o fim de ampliar, consolidar e desenvolver a cacauicultura no Pará, por meio de implementação de políticas públicas de estímulo é que propus a criação do Distrito Sustentável do Cacau no Pará, abrangendo municípios da Transamazônica, da PA-279 e de outros municípios que apresentam potencial para o desenvolvimento da atividade.

O Projeto de Lei contempla a implementação de ações que visem a produção de cacau em sistema agroflorestal; treinamento, capacitação e assistência técnica para todos os setores produtivos da cadeia produtiva do cacau; investimentos em infraestrutura de transporte e armazenamento; estímulos à pesquisa voltada ao desenvolvimento sustentável da atividade; desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau e outras disposições. 

O pleno desenvolvimento desta atividade irá gerar emprego, renda, riqueza para a população rural paraense e, sob o ponto de vista ambiental, irá ajudar na preservação da floresta amazônica e recuperação de áreas degradadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário