CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 20 de julho de 2013

Eleições 2014

Eleições 2014: os sonhos inalcançáveis de Serra


Autor:  

Há uma espécie de Movimento dos Sem Senso de apoio à candidatura José Serra.
Nas últimas semanas, porta-vozes de Serra na imprensa se valeram de uma pesquisa de um instituto desconhecido do Paraná para defender a viabilidade de sua candidatura à presidência da República.
Ontem, um colunista do jornal O Valor expressou o seguinte raciocínio, difundido por Serra:
"Serra entrou em hibernação, após as eleições municipais de 2012. Despertou com as manifestações do outono, mas uma pesquisa feita pelo "Paraná Pesquisa - especialista em opinião pública" é que o deixou definitivamente animado em relação à disputa eleitoral de 2014. Pesquisa realizada, aliás, numa semana de grande intensidade dos protestos.
Em geral, os números de Serra são melhores que os de Aécio Neves, o que deve ser debitado na conta do "recall" do tucano, duas vezes candidato a presidente, uma a governador e outras duas a prefeito, desde 2002. Mas foram os índices que obteve no Sul do país que despertaram sua atenção: Serra venceria a eleição no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, se a eleição fosse hoje.
Avaliações feitas para grandes grupos empresariais por institutos especializados indicam que três nomes saíram perdendo após os protestos de junho: Dilma Rousseff, por ser a número um, a presidente da República; Lula, por ser indissociável de Dilma e Aécio, por não ter crescido na crise, apesar de toda a exposição que teve nos programas de rádio e televisão do PSDB".
No mesmo dia saiu a pesquisa nacional CNT/DMA.
A pesquisa espontânea tem um dado relevante: 59% votariam em branco ou anulariam o voto. Significa que as eleições de 2014 estão quase zeradas.
Mas os votos dados a candidatos mostram em primeiro lugar Dilma (14,8%) e Lula (10,5%). Na terceira colocação vem Marina Silva (5,9%), depois Aécio Neves (4.9%), Eduardo Campos (1,4%) e só então José Serra (1,2%) apesar de já ter sido duas vezes candidato à presidente da República.
Onde a informação de que os números de Serra são melhores que os de Aécio, e mesmo que os de Eduardo Campos?
Na pesquisa estimulada de votos, Dilma sai na frente (33,4%) mas sem condições de levar no primeiro turno, pois seguida por Marina Silva (20,7%) e Aécio Neves (15,2%).
Portanto, no retrato atual dos votos, Serra não tem o menor peso, ao contrário do que sugere a tal pesquisa divulgada por serristas.
Nas eleições propriamente ditas, o PSDB seria levado ao suicídio na hipótese improvável de lançá-lo candidato (objetivo único de Serra, quando acena com a possibilidade de trocar de partido).
1. O voto anti-PT de fato irá com qualquer candidatura oposta a Dilma.
2. Serra rivaliza-se com o PT em termos de rejeição do eleitorado. O voto de centro-esquerda poderá ir com Eduardo Campos e até Aécio Neves. Jamais com José Serra. Ele é o único candidato capaz de manter a centro-esquerda aliada a Dilma.
3. O voto evangélico tem em Marina Silva uma evangélica autêntica, não um simulacro, como José Serra.
É evidente que todas essas conclusões estão no radar dos marqueteiros e lideranças dos diversos partidos.

Um comentário:

  1. Senhor Luis Nassif, com todo respeito, apesar de não lhe conhecer, penso que o senhor escreveu este texto com uma única intenção: desqualificar o PT. Por que será?
    Parece-me que o senhor representa a burguesia dominante deste país, a classe que tem medo e que está apavorada com a ascensão da classe trabalhadora - que está conquistando melhores salários, moradias dignas e ocupando espaço nas universidades, coisas que em tempos bem recentes, antes do PT eram apenas um sonho.
    Esse seu medo expressa-se na própria falta de alternativa que a sua classe demonstra para apresentar um nome que possa ser páreo para a Presidenta Dilma em 2014. E por isso ficam especulando como franco atiradores (agora querem desenterrar o Serra!).
    Olhe senhor Nassif, muito cuidado. Não se esqueçam que em 1989 vocês, com medo do Lula e do PT, fabricaram e elegeram um boneco e logo depois se arrependeram. Se o governo da Dilma/PT não está muito bom, vamos melhorar; agora entrar noutra aventura... não acredito que a classe dominante seja tão burra assim.
    Só para encerrar: não queiram, no desespero da falta de alternativa, fabricar a qualquer preço uma candidatura como por exemplo Marina da Silva. Ela já teve várias oportunidades de mostrar alguma coisa e renunciou a todas. Não se deixem enganar com a sua voz chorosa e cara de coitadinha, que aliás disso ela não tem nada.
    Nós, povo brasileiro, precisamos acreditar que juntos seremos melhores, mas precisamos ser honestos. De qualquer maneira, obrigado pelo seu toque.

    ResponderExcluir