CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vicente Leite pede afastamento do gabinete na Câmara e do partido PSDC

Vicente Leite
Uma das maiores lideranças políticas conhecida no Município de Parauapebas, Vicente Leite da Silva, 33, essa semana tomou uma decisão pessoal e pediu afastamento do gabinete do presidente da Câmara Josineto Feitosa e também do PSDC, partido que era presidente até semana passada.

Segundo Vicente Leite, sua decisão foi baseada nos últimos acontecimentos e ele já estava precisando dar uma atenção maior a sua empresa, que nos últimos dois anos, estava sendo administrado por sua esposa, e como esse é um ano livre de eleições, ele aproveitará para dar um gás em sua empresa.

Vicente Leite tem uma trajetória vitoriosa quando o assunto é política, logo aos vinte anos Vicente assumiu seu primeiro cargo publico, quando foi eleito por uma maioria esmagadora, ao cargo de presidente do grêmio estudantil do colégio Eduardo Angelim, no ano de 2001, logo após em 2003, Vicente Leite, é eleito como presidente da Umespa (União Municipal dos Estudantes de Parauapebas), cargo máximo de um movimento estudantil no município. 

Até hoje Vicente tem na sua carreira, desse movimento, que nesse período foi à única época que funcionou as carteiras de estudantes para Shows, passagem de vans entre outros.

Já em 2004, Vicente foi um dos principais articuladores dentro do PT com o movimento estudantil, e ajuda o prefeito Darci Lermen ganhar as eleições de 2004, foi candidato a vereador, mas naquela ocasião não foi eleito, em 2008, na campanha vitoriosa do segundo mandato Vicente também participou ativamente do processo vitorioso de Darci Lermen, e com o grupo da comunicação levaram ao poder o vereador Wolner Wagner.

Após um bom tempo e com as mexidas dentro do governo Cidadão, deixou insatisfeito o articulador político e ele optou por sair do governo de Darci Lermen.

Diante disso Vicente iniciou um processo em busca de fortalecimento do PSDC, no final de 2010 assume a presidência do partido, daí em diante Vicente começou as articulações para colocar o partido na chapa do então candidato a prefeito Valmir Mariano, porém tinha uma pedra no seu caminho, O vereador Wolner Wagner, que estava na base de sustentação do PT. 

Mesmo assim, Vicente com suas articulações, conseguiu convencer a maioria das lideranças, que o caminho ao lado de Valmir da Integral, significava uma mudança que os munícipes queria, e assim foi feito.

Nas convenções Vicente conseguiu depois de muitas articulações, colocar o partido com o PSD e ainda indicar o vice-prefeito da chapa, no caso o Drº Francisco, mas no momento não estava com suas obrigações partidárias em dias e foi levada ao lugar dele a atual vice-prefeita, Ângela Pereira (PTB). 

Neste processo Vicente foi um dos principais articuladores, para trazer inclusive lideranças e outros presidentes de partidos, na residência de Vicente foram feitas várias reuniões, tanto de planejamento de campanha, como a inclusão de novos partidos para o grupo.

Na escolha de nomes para vereador, o partido elegeu Josineto Feitosa e ainda deixou como primeiro suplente Barrão, provando sua capacidade de articulação e desempenho eleitoral.

Mas para sua surpresa, na última semana veio através de um email do presidente estadual Abraão Benassuly, que seu cargo estaria sendo destituído e seria formada uma nova comissão provisória, sem nenhuma explicação plausível que poderia levá-lo a perder a direção do partido. 

Depois que isso aconteceu Vicente tomou a decisão de desfiliar-se do PSDC e sair do gabinete da presidência da Câmara, cargo que ocupou nesses últimos quatro meses, “Quero deixar claro a todos os meus amigos que trouxe para dentro do partido, que essa decisão unilateral é apenas para me preservar de tudo que tenho feito, uma vez que eu não soube realmente o que aconteceu e nem quero saber, não liguei para o presidente estadual perguntando nada, mas de uma coisa eu sei, fiz o meu trabalho com transparência e lisura, inclusive deixando de lado propostas que fariam bem apenas para o meu bolso, mas preferi pensar no coletivo e o resultado foi à campanha vitoriosa, tanto do candidato a prefeito como de vereador”. concluiu Vicente Leite.

Matéria publicada no Jornal Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário