CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Vereador Bruno Soares pede ao Executivo construção de Abatedouro Municipal
 
Em Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (2) na Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), o vereador Bruno Soares, líder da Bancada do Partido Progressista (PP) apresentou o requerimento de número 054/2013, que indica à Prefeitura Municipal a implantação do abatedouro público municipal.
Segundo o vereador Bruno Soares (PP), em reunião com a Cooperativa Mista dos Açougueiros de Parauapebas (COOPMAPA), seus cooperados expuseram diversas dificuldades encontradas para a adequada comercialização de seus produtos, dentre elas, a principal é a inexistência do abatedouro público municipal.
Em declarações prestadas à imprensa, Bruno Soares afirmou que conforme estabelece o artigo 12º do Ato das Disposições Transitórias, da Lei Orgânica de Parauapebas, deverá o município, no prazo de até dois anos, construir abatedouro público, estando autorizado ao remanejamento de recursos para a finalidade. “Ressalta-se que o prazo estipulado no referido artigo encontra-se vencido, considerando o que a Lei Orgânica foi promulgada em 22 de dezembro de 2009. É dentro deste entendimento que apresentei esta indicação que graças a Deus foi aprovada por unanimidade”, enfatizou o vereador Bruno Soares, que ates de ter apresentado a indicação na Câmara, participou de uma importante reunião no Plenarinho com a diretoria e membros da COOPMAPA, visando construir uma proposta para debate junto aos órgãos fiscalizadores, objetivando viabilizar economicamente a atividade em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária.
O assunto é muito delicado, tendo em vista que durante os dias 13 a 20 de março de 2013 a Vigilância Sanitária de Parauapebas (Visa), realizou inspeções nos açougues do município e encontrou várias irregularidades. De acordo com levantamento feito pela Visa, mais de 15 toneladas de carne bovina, suína e frango foram apreendidas por apresentar problemas de armazenamento, falta de higiene e por não possuírem o selo Serviço Inspeção Municipal (SIM).
Fonte: Assessoria do Vereador  Bruno
_____________________________
Nota: lembramos que desde  a   Lei Orgânica Municipal de 1990, art. 302, que tem essa determinação para o executivo construir um abatedouro, mas pelo jeito é letra morta. Uma iniciativa que tem muitos aspectos importantes, entre os quais a saúde pública. Parabéns ao vereador.

Um comentário:

  1. Parabens ao vereador Bruno, mais que faça um complemento em seu requerimento; diga-se Abatedouro e Frigorifico.

    ResponderExcluir