CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Educação: a mudança chegou!?

Em campanha, como sempre, se promete de tudo. Todos os candidatos falam em resolver os problemas da educação, da saúde, do saneamento básico, de moradias, de falta de água e por aí vai. Valmir da Integral, como não poderia fugir a regra, prometeu muitas coisas, entre elas a de transformar a educação. “Dinheiro tem, está faltando vontade de fazer”, esbravejava o velhote em seus comícios.
Para aqueles que viviam pelas ruas da cidade dizendo que Valmir da Integral não cumpria com sua palavra, foi dada uma resposta. Penso que, estes, deveriam até mesmo desculpar-se com o prefeito, pois ele cumpriu com aquilo que tinha prometido: transformou a educação.
Vamos comprovar essa transformação fazendo uma breve comparação entre os dois últimos secretários de educação, suas biografias e históricos de trabalhos realizados:
 
RAIMUNDO NETO
FRANCISCA CIZA
Formação
Pedagogo, Geógrafo (com mais de 20 anos de experiência em sala de aula) e advogado (passou no exame da OAB com nota máxima, levando a Universidade Federal do Pará – UFPA a homenageá-lo publicamente).
Formação
Filosofia pela Universidade Estadual do vale do Acaraú – UVA e Gestão Escolar pela Internet. Sua experiência em sala de aula é de apenas um ano.
 
Capacidade
Condições de debater sobre as ideias dos grandes pensadores da educação como Aristóteles, Sócrates, Durkheim, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Jean Piaget, Vygotsky entre outros.
 
Capacidade
Apesar de formada em filosofia, nunca ouvimos reclamações de suas opiniões sobre as ideias dos grandes pensadores da educação. Não sabemos, nem mesmo, se ela já ouviu falar de nomes como Durkheim, Florestan Fernandes, Vygotsky entre outros.
Realização
Conseguiu, em sua gestão, elevar o IDEB das escolas de 3.5 em 2005 para 4.9 em 2011, meta estipulada pelo MEC para 2015.
 
Realização
Em mais de 20 na direção de escolas estaduais do ensino médio, receio que não há nada de brilhante que mereça ser comentado. Caso alguém saiba de algum fato, favor mandar para o email deste blog, faremos questão de publicar, não queremos cometer injustiças.
Biografia
Apesar de ter passado 8 anos como secretário de educação de um governo que se notabilizou pelos casos de corrupção generalizada, saiu com sua imagem ilesa. Não há, nem mesmo, boatos que afirmem que ele estava envolvido em desvios de dinheiro público.
Biografia
Francisca Ciza, há décadas, é alvo de boatos que deveriam ser investigados pelos órgãos competentes.  Assuntos como "diplomas falsos" e “repasses de horas” sempre estiveram associados ao nome da atual secretária do governo Valmir, embora nada ainda tenha sido comprovado. À frente da secretaria de educação, em apenas 56 dias de governo, somam-se outros boatos: realização de serviços e compras sem licitação, desvios de materiais do almoxarifado da Semed, negociações suspeitas com empresários fornecedores, nepotismo, perseguição gratuita a profissionais com décadas de experiência, desistência da Dir. Pedagógica, em fim, a secretaria de educação beira o caos.
Fracasso
Mesmo com grandes avanços em várias áreas da educação, não conseguiu eliminar o turno intermediário.
 
Fracasso
Penso que não estou exagerando quando digo que é, sem medo de errar, a completa decadência do ensino médio sob sua gestão.
 

 
Entenderam o que eu quis dizer quando falei que eles conseguiram transformar a educação? O prefeito merece ou não as desculpas daqueles que diziam que ele não cumpria palavra? Tá aí, ele disse que ia mudar e mudou, ele nunca disse que ia mudar pra melhor!
Mas temos que dar a César o que é de César. Francisca Ciza foi um dos nomes oferecidos pelo PSDB, o que será inevitavelmente debitado na conta do partido, PSDB que indicou também o Sr. Wadi para a secretaria de administração, outro retrocesso que logo explicaremos.
Esse retrocesso não é crédito somente do prefeito, o principal culpado, mas também daqueles que a indicaram e a mantém no cargo.

21 comentários:

  1. Tem vereador que anda por aí com uma penca de documentos debaixo do braço e afirma que vai arrancar a Sr. Francisca Ciza da Semed. O que será que tem nesses documentos?

    ResponderExcluir
  2. A FRANCISCA CIZA É A CARA DESSE GOVERNO. CADA GOVERNO TEM O SECRETÁRIO QUE MERECE.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto do R. Neto, mas uma coisa eu reconheço, existe um abismo entre ele e a Ciza. Só um maluco nomearia uma mulher dessas secretária de educação.

    ResponderExcluir
  4. essa Francisca Cinza Fracasso, é muito incompetente conheço essa Fera a mais de vinte anos em Parauapebas e ate hojé não conheço nem um merito dela na Educação e sim muitos protesto por parte de alunos e professores da rede estadual ela deve ter levado junto com ela sua Grande amiga Amparo mensalão fora Cinza perseguição é seu forte rainha de diplomas falsos!

    ResponderExcluir
  5. A Cizá não tem competencia nem mesmo para organizar a lotação, que até hoje está uma bagunça. Este é o governo da incompetencia.

    ResponderExcluir
  6. Não é que R. Neto foi um excelente secretário, o problema é que a Francisca Ciza é muito ruim.

    ResponderExcluir
  7. Sol do Carajás o maior puxa saco que o R. Neto tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não tem haja saco para ele puxar,homem estupido,não sabia nem como se portar em sala de aula quanto mas em uma gestão secretariando a educação!!isso era uma piada!!!!

      Excluir
    2. Essa materia falta com algumas verdades,digamos que so pode ter cido escrita por algum petista com dor de cutuvelo.

      Excluir
  8. sei que vc e um grande articulador contra esse governo, eu tambem nao sou a favor mais convenhamos, POR QUE VC NAO PUBLICA TODOS OS COEMENTARIOS, quando falamos aqui do vicente leite da umespa vc nao publicou por causa do que esta ganhando do josineto,vc sabia que o vicente deixou a umespa na lama, ficou com todo o dinheiro dos estudantes.. agora todos os coemntarios contra o VALMIR vc publica, meu caro a francisca ciza e uma grande professora mais esta sim anos luz atraz do neto, esse caboco e um grande intelectual,

    ResponderExcluir
  9. LINDOLFO, COMPARAR R. NETO COM FRANCISCA CIZA É MUITO INJUSTO. NÃO DA PRA DAR UMA COLHER DE CHÁ PRA CIZA E COMPARAR ELA COM A EX-SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE CANAÃ, PATRÍCIA, ESSA SIM TÁ NO MESMO NÍVEL DA CIZA, É UMA DOIDA!

    ResponderExcluir
  10. Dizem por aí que o filho da secretária presta serviço na Semed com uma empresa em nome de "laranja" (SERVIÇO SEM CONTRATO). Isso é muito grave! Lindolfo, vamos fazer um apelo a quem tem essas informações: DENUNCIE NO MINISTÉRIO PÚBLICO.

    ResponderExcluir
  11. Se todas essas notícias são verdadeiras, acredito que a população, principalmente, aquelas pessoas que se fecham no seu mundo ilusão, acordar, olhar-se no espelho e perceber qual imagem se reflete sobre o atual governo.

    ResponderExcluir
  12. o governo ainda está em fase de limpeza,
    ainda estão limpando a sujeira imunda deixada pelo governo anterior.
    é muito fácil fazer críticas sobre o governo.

    ResponderExcluir
  13. cria coragem e posta essa merda de comentário seu froxo

    ResponderExcluir
  14. Raimundo Neto excelente, inteligente e acima de tudo ético.
    A CIZA tem muito que avançar priciplmente na construção de sua bagagem intelectual, credibilidade e compromisso

    ResponderExcluir
  15. Vocês questionam a competência curricular de Francisca Ciza, imagina o que dirão quando o novo adjunto se apresentar na secretaria de educação. Grandes filósofos e pensadores da educação levantariam do túmulo. Será o tão famoso Shirlean da Leo Lar, o tal candidato a estadual que iria trazer um centro de hemodiálise para os hemofílicos.

    ResponderExcluir
  16. engraçado q vc não posta coisa falando do neto seu babão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, so querem difamar o govrno. estão inconformados pois não conseguiram um lugar à sombra.

      Excluir
    2. será a única secretária que realmente irá trabalhar em prol de uma educação decente em nossa cidade. mulher competente e admirável.

      Excluir
  17. muito esforçada esta secretária em menos de 3 meses ja esta mostrando trabalho e resultados. parabéns Francisca Ciza.

    ResponderExcluir