CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Estado e Prefeitura de Belém discutem incentivo à produção
Sidney Rosa
Zenaldo Coutinho
Debater o cenário e as perspectivas nas áreas de economia e produção foi o objetivo da reunião entre o secretário Especial de Incentivo à Produção, Sidney Rosa e o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, junto com secretários estaduais e assessores municipais. Pela primeira vez, os governos do Estado e da capital discutiram a elaboração de um plano de ações para Belém, que pode ter o apoio das instituições vinculadas à Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip).

Todos os secretários, presidentes e demais gestores de instituições e autarquias que estão no âmbito da Sedip participaram da reunião, apresentando suas atividades e sugestões de ações e projetos de interesse da prefeitura, os quais beneficiarão também as 39 ilhas pertencentes à capital e outros municípios da Região Metropolitana.

Sidney Rosa enfatizou que, nos últimos 16 anos, não houve oportunidade de o governo estabelecer um diálogo com esse objetivo, mas agora o cenário reúne todas as condições para um trabalho conjunto. “A Sedip tem como missão a promoção do PIB (Produto Interno Bruto), e estreitar os laços com a prefeitura e suas instituições é de extrema importância para darmos uma virada na realidade dessa cidade”, ressaltou o secretário.

Experiência - José Roberto Grazziano, supervisor geral de Abastecimento da Secretaria das Subprefeituras de São Paulo, participou da reunião abordando experiências de sua gestão na capital paulista e os cenários de transição, quando foram implantadas ações de organização dos mercados municipais de São Paulo, e os resultados obtidos no processo de adaptação das melhorias. Segundo ele, ao observar Belém é preciso estar atento a pelo menos um ponto importante, também avaliado durante sua gestão: A qualidade do atendimento e dos serviços ofertados.

Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo, ressaltou que 60% da área de Belém é insular, uma peculiaridade que não pode ser desconsiderada na logística para a produção.

Zenaldo Coutinho citou alguns problemas já detectados por sua equipe de governo. “Nas ilhas, especialmente, não há verticalização das cadeias produtivas. Não se sabe o resultado prático dessas atividades”, frisou o prefeito.

Sugestões - Foram apresentados diagnósticos e sugestões de projetos ou atividades, como ações para agregar valor às atividades produtivas do município, melhorias e adaptações nos projetos para o transporte fluvial de Belém e arredores, a atenção para a economia de base e aos bancos e projetos que atendem áreas periféricas, a criação de uma rede municipal de atração de investimentos e oportunidades de escoamento da produção para o exterior. Também foi enfatizada a necessidade de investimento na capacitação profissional, já que 80% da economia de Belém, segundo o prefeito, estão nas áreas de comércio e serviços.

A destinação do lixo e o reflorestamento de áreas também foram temas discutidos na reunião. Todos concordaram que é preciso fazer um trabalho educativo com a população, melhorar a coleta de lixo e implantar a coleta de lixo orgânico, com possibilidade de utilização dos detritos na produção de energia. Foi debatida ainda a coleta de lixo eletrônico, atividade economicamente rentável e já implantada em outras capitais brasileiras, sugerida pela secretária adjunta de Indústria, Comércio e Mineração, Maria Amélia Enriquez.

O investimento no turismo foi destacado pelos participantes, que pretendem estabelecer um planejamento entre os dois governos. Segundo Adenauer Góes, Belém é a maior entrada para o turismo no Pará. “Mesmo que o visitante tenha como destino outra cidade paraense, Belém é seu primeiro contato com a região. Precisamos melhorá-la, reconhecer que o turismo deve ser uma das nossas prioridades e que tem um grande potencial econômico”, disse ele.

Ilhas - Uma atenção especial à região das ilhas de Belém foi outra sugestão apresentada. Das 39 ilhas, 21 já são atendidas pelo Estado com ações realizadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), beneficiando 485 famílias. Os participantes discutiram a ampliação desse atendimento a partir de uma parceria com o município, para alcançar mais 380 famílias residentes nas ilhas ainda não atendidas pela Emater.

“A Sedip tem a função de dinamizar, em todos os municípios, a geração de emprego e renda.Precisamos construir uma cooperação destinada a fortalecer a geração de empregos não só no centro urbano da capital, mas também nos seus distritos e ilhas, ampliando as oportunidades de renda para toda a população de Belém”, ressaltou Sidney Rosa.

Para o prefeito Zenaldo Coutinho, a reunião foi o início da materialização da união entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado na área econômica. “Discutimos ações nas áreas de turismo, produção agrícola e de hortifrutigranjeiros, apoio técnico para os produtores, novos negócios, e as vocações e talentos que já existem em Belém. Estou entusiasmado e certo do apoio do Estado”, declarou o prefeito após a reunião, realizada no final de dezembro passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário