quarta-feira, 17 de outubro de 2012

No Brasil o PSD é o quinto maior partido em número de vereadores, mas em Parauapebas só elegeu um e teve média  de voto por candidato muito baixa
Vereadores eleitos no país arte vale (Foto: Arte/G1)

Nos partidos maiores, em Parauapebas, o PP foi o grande vitorioso, não tinha nada e saiu das urnas com 3 vereadores. O PT manteve as 4 vagas, o PMDB encolheu e perdeu uma, ficando apenas com uma,  o PSDB manteve a única vaga que  possuía. 

O PSD que aparece na relação da Globo como o quinto maior partido do Brasil, em Parauapebas foi prejudicado pela atuação de sua direção e conseguiu apenas uma vaga,  apesar de encabeçar a chapa majoritária, que saiu vencedora das urnas com cerca de 20 mil votos de vantagem sobre o PT. 

Faltou e falta profissionalismo na direção do PSD em Parauapebas, a direção do partido está aquém, muito aquém da responsabilidade de ser o partido do prefeito eleito e da dimensão que o PSD tem na cena política local, estadual e nacional. Faltou estratégia para capitanear o voto no 55 e, antes, ainda na pré campanha, não conseguiu arregimentar quadros para a disputa proporcional. Basta ver a baixíssima média de votos dos seus candidatos a vereadores, inclusive quando comparada com a os demais partidos da coligação do prefeito eleito. 

Veja média de votos por candidato/partido, votos nominais, na coligação do candidato eleito VALMIR DA INTEGRAL:

Ranking
Partido
Média de votos por candidato a vereador
PSDC
464
PSDB
446
PV
336
PTB
334
PSD
229
PR
191
PHS
45

O PSD teve apenas 3 candidatos acima de 500 votos, com 21  nomes apresentados ao eleitor e teve uma média de 229 votos por candidato. Ficando acima apenas do PR de Cláudio Almeida e do nanico PHS. 

A baixa qualidade dos quadros do PSD nos parece  uma situação deliberadamente forjada por alguns membros da direção do partido, para assim tentar manter o controle da legenda. O PSD é o partido mais promissor dentre os recentemente criados, mas continuando na mesma batida em Parauapebas, dificilmente conseguirá acompanhar o crescimento que experimentou em todo o Brasil.

Evidentemente, nem precisa ser dito que o seu  VALMIR ganharia essa eleição para prefeito em qualquer partido integrante da sua coligação, em nada devendo ao PSD, pelo contrário, o PSD só conseguiu uma vaga na Câmara de Vereadores graças a votação de legenda, votação vinculada diretamente a candidatura VALMIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário